A Possibilidade para construção de novos conhecimentos em letramento
Por: tatianemaia • 24/10/2017 • Trabalho acadêmico • 6.427 Palavras (26 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
ana paula de almeida canuto oliveira
[pic 3]
[pic 4]
EDUCAÇÃO INFANTIL:
A possibilidade para construção de novos conhecimentos em letramento
[pic 5]
Ipatinga-MG
2017
ANA PAULA DE ALMEIDA CANUTO OLIVEIRA[pic 6]
EDUCAÇÃO INFANTIL:
A possibilidade para construção de novos conhecimentos em letramento
Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia.
Tutor eletrônico: Regina Maria Rodrigues
Tutor de sala: Cleonice Aparecida
[pic 7]
Ipatinga-MG
2017
[pic 8]
OLIVEIRA, Ana Paula de Almeida Canuto. Educação Infantil: a possibilidade para construção de novos conhecimentos em letramento. 2017. 25 folhas. Projeto de Ensino Graduação em Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Ipatinga- MG, 2017.
RESUMO
O tema demonstra as possibilidades de aprendizagem na Educação Infantil, tendo como linha de pesquisa à docência na Educação Infantil. A justificativa pela escolha do tema se faz por constatar que para uma educação psicomotora, na escola, é necessária a superação de dificuldades escolares, tentando preparar um ambiente adequado para exibir os métodos pedagógicos renovados ajudando a criança a desenvolver da melhor forma possível suas atividades motoras. O problema que se apresenta é:como a escola, através do professor, pode estimular as crianças a aproveitar de todas as possibilidades desenvolvidas de maneira a aprender na Educação Infantil? Como objetivos, este trabalho busca: dar a todas as crianças a liberdade de experimentar os sinais escritos, num ambiente rico em leituras e escritas diversas; escutar alguém lendo em voz alta e ver os adultos escrevendo; tentar escrever; tentar ler e escrever utilizando dados contextuais; reconhecer semelhanças e diferenças nas séries de letras; brincar com a linguagem para descobrir semelhanças e diferenças sonoras. Os conteúdos envolvem atividades de coordenação motora, bem como leitura e atividades com desenhos. O professor é o principal responsável por esta atividade, ele tem a responsabilidade de transmitir conhecimentos, facilitando a capacidade de aprendizagem da criança. As atividades são desenvolvidas no espaço da sala de aula e em todos o professor motiva os alunos a participar. Os recursos envolvem: giz de cera, papel cenário, livros imagéticos, CD e aparelho de som. A avaliação envolve a participação dos alunos nas atividades propostas.
Palavras-chave: Possibilidades. Educação Infantil. Coordenação motora.
SUMÁRIO[pic 9]
INTRODUÇÃO 5
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
2.1 A CRIANÇA E A APRENDIZAGEM NA ESCOLA 8
2.2 A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO DOS ALFABETIZADORES 11
2.3 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO INFANTIL 13
3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 18
3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA 18
3.2 JUSTIFICATIVA 18
3.3 PROBLEMATIZAÇÃO 18
3.4 OBJETIVOS 19
3.5 CONTEÚDOS 19
3.6 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO 19
3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO 21
3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS 22
3.9 AVALIAÇÃO 22
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 24
INTRODUÇÃO
O tema que se propõe desenvolver o Projeto de Ensino envolve a possibilidade de aprendizagem de letramento na Educação Infantil, tendo como linha de pesquisa à docência na Educação Infantil.
Sabe-se que o processo de alfabetização vai além de ensinar habilidades de codificação e decodificação do sistema alfabético, abrange o domínio dos conhecimentos que permitem o uso dessas habilidades nas práticas sociais.
Considera-se que no campo da educação existam práticas de alfabetização que se apresentam mecânicas, formais e repetitivas. Essas atividades, na maioria das vezes, são apresentadas à criança, pelos professores, como única estratégia de ensino. Muitas vezes a criança sequer sabe o significado de algumas atividades, apenas segue a um modelo de alfabetização que cumpre a função maçante e cotidiana em sala de aula. A escolha do tema se justifica por entender que as práticas docentes desenvolvidas no processo de alfabetização precisam ser revistos e melhorados, oportunizando às crianças uma aprendizagem significativa e que lhe permita autonomia para prosseguir seguramente seus estudos.
Desde os primeiros anos, as crianças exploram e conhecem os elementos da linguagem visual e musical, pintando, esculpindo, criando, apreciando trabalhos de outras crianças e de artistas consagrados e visitando exposições, assistindo TV, acessando a internet, entre outras, ela está em contato com um mundo ativo, que não para de informar, por isso a escola também necessita inovar em sua prática.
Para uma educação psicomotora, na escola, é necessária a superação de dificuldades escolares, tentando preparar um ambiente adequado para exibir os métodos pedagógicos renovados ajudando a criança a desenvolver da melhor forma possível suas atividades motoras que levem ao letramento infantil.
...