A Prática de Ensino e o Estágio Curricular Supervisionado
Por: Daniela Mara • 3/3/2020 • Trabalho acadêmico • 493 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
ATIVIDADE REFLEXIVA I
A prática de ensino e o estágio curricular supervisionado
Nome: Daniela Mara Generozo |
Curso: Pedagogia (Licenciatura) |
RGM: 19908474 |
Semestre: 3A |
Tutor: Danilo Bulgo |
Polo: SALTO (CEUNSP) - SP |
“Práxis” é o movimento de ação-reflexão-ação, no desenvolvimento de uma ação criadora e transformadora da realidade. Discorra sobre este movimento (ação-reflexão-ação), apontando os pontos mais relevantes que foram observados na prática pedagógica dos professores que você acompanhou nas turmas em que realizou o Estágio na Educação Infantil. Há por parte desses professores uma reorganização da própria prática a partir da reflexão sobre o que foi desenvolvido? Como deve ser desenvolvida esta práxis? Vamos refletir?
Para falar da prática no trabalho, vamos considerar que ela faz parte de qualquer atividade desenvolvida por profissionais em todas as áreas.
No trabalho desenvolvido pelo professor ela também existe, ele utiliza além da prática, métodos para desenvolver suas tarefas em sala de aula diariamente, transformando ação-reflexão.
Para entendermos melhor a práxis na vida pedagógica, vou parafrasear as palavras do professor Paulo Freire, que diz que “o homem não pode ser entendido fora de suas relações com o mundo de vez que é um “ser-em-situação”, é também um ser do trabalho e da transformação do mundo.”
Trazendo essa reflexão para nossa realidade como professores, entendemos que estamos trabalhando o tempo todo com crianças, seres sensíveis que estão expostas diariamente a um turbilhão de sentimentos, emoções, e é nessa hora que o nosso trabalho se diferencia dos demais profissionais, pois somos capazes de mudar toda a rotina de trabalho e planejamento, para atender as necessidades dos alunos naquele momento.
"Trata-se de aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)" (Freire, online).
A prática na vida do professor promove a organização, a rotina, planejamento, a ação, reflexão, tomadas de decisões, promoção de vínculos com os alunos.
Lembrando ainda, que Freire nos deixa a ideia de que as relações sociais são produtoras de sociabilidade humana, e sendo assim, a humanização dessas práticas que constitue condições fundamentais para a educação, ou seja, em outras palavras, o professor tem toda condição e autonomia para transformar suas aulas em algo construtivo, criativo, que agregue conhecimentos fundamentais para propiciar às crianças momentos que lhes façam crescer, refletir e assumir decisões direcionando-as ao aprendizado coerente e digno, que envolva o cuidar, levando em conta, que o professor será o espelho para muitos.
Ainda, vale ressaltar que na sala de aula tanto o professor, como os alunos aprendem, há uma troca.
Portanto, posso afirmar que há uma reorganização da práxis empregada na educação, é realizado com planejamento, organização, ação, reflexão, tomada de decisões e pode ser modificada em qual quer período pelo professor junto com a turma, levando em conta as circunstancias do momento.
REFERÊNCIAS
O homem é um ser da “práxis”: da ação e da reflexão. Disponível em > http://player.slideplayer.com.br/4/1566410/. Acesso em 14 de Outubro de 2019.
...