A Prática de ensino e o estágio curricular supervisionado
Por: Marimu • 29/10/2018 • Relatório de pesquisa • 377 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
A rotina pedagogica no tocante ao estágio se encontra em total dificuldade entre a teoria- pratica-melhoria. Diante das horas de estágio pude perceber que nem todo o teorico disponivel na formação do profissional é aplicado, na grande parte do tempo se faz necessário reinveitar praticas para salvar um momento de contorno de situação.
Observando em sala de aula, a dificuldade que encontrei sobre a ação-reflexão-ação foi na parte ajustada entre crianças de 4 anos com necessidades especiais ( autista ) , foi dificultoso tanto para o profissional formado, quanto para o em formação, a inclusão das atividades de uma forma totalitária para a turma, a inclusão da mesma atividades não abrange a todos, o que dificulta seguir o cronograma diário.
Em uma atividade simples de reconhecimento de vogais e interação com suas formas, identifiquei as necessidades básicas de transformação para inclusão da turma como um todo, verifiquei que um portador de necessidade especiais conseguiu captar a sonoridade das vogais com uma simples musicalização da atividade proposta, o segundo portador de nessidades especiais identifiquei que a aprendizagem é muito mais com a colorização, mas irritabilidade dificulta o processo, o restante da turma tem suas particularidades, como dispersar de atenção o que controlado com mais facilidade.
Tentando uma socialização de todos acredito que o ensino de forma mais informal para quem tem a necessidade sem exclui-la da alfabetização geral seria benefico para todos. Exemplo: ao identificar as formas particulares de aprendizagem e memorização das crianças que tem essa dificuldade, poderiamos ensina - las dessa forma, o aluno que possui mais afinidade com a musicalização pode receber uma música simples na verbalização das vogais, que também se mostra benefico para a sala inteira e permite que a criança se interesse sobre a atividade. O aluno com mais tolerância a colorização pode tornar a concientização das letras apresentadas ao colorir a mesma, o que também trás um auxilio benefico para todos e como o exemplo anterior é de suma importância trazer a criança a ter interesse sobre. Todos esses questionamento devem ser alinhados dentro do cronograma e do disposto na regras escolares da instituição de ensino.
...