A Psicologia
Por: afran pereira • 14/5/2015 • Resenha • 2.572 Palavras (11 Páginas) • 160 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Nome completo
Rosângela Lopes Nascimento Francisco
TÍTULO
Sabedoria
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2015
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
NOME COMPLETO
Rosângela Lopes Nascimento Francisco
TITULO.
Sabedoria
Memorial apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de São José dos Campos, como atividade avaliativa na disciplina História da Educação e da Pedagogia, sob a orientação da Professora Esp. Luciana Domingues Pinto
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
DEDICATÓRIA: A Família
Dedico este memorial a minha mãe Ernestina Lopes Nascimento que lutou para que hoje eu estivesse aqui, e ao meu marido Wagner de Fátima Francisco Nascimento que me apoio em todos os momentos em que precisei aos meus amigos que me incentivo na minha escolha de prestar o vestibular pra realização do meu Sonho.
AGRADECIMENTOS:
A Professora Luciana por te dado à oportunidade de fazer este memorial e relembrar um pouco de nossas lutas, vitórias e conquista. E agradeço ao meu marido Wagner, minha mãe e meus filhos que sabe compreender minha falta em casa.
EPÍGRAFE:
Não faz mal que seja pouco,
O que importa é que o avanço de hoje
Seja maior que o de ontem.
Que nossos passos de amanhã
Sejam mais largos que o de hoje.
Daisaku Ikeda
Listas de Figuras
Figura 1 – Mãe
Figura 2 – Batizada
Figura 3 – Infantil IV
Figura 4 – Eu e meu irmão
Figura 5 – Eu com 13 anos
Figura 6 – Aos 14 Anos
Figura 7 – Eu e meu amor Wagner
Figura 8 - Tailaine, Wagner, Allana e Marcílio.
Figura 9 - Primeiro passeio com a turma da faculdade
Figura 10 - Final de ano com amigas do estagio
Figura 11 – Família eu e meus irmãos.
Figura 12 – Eu e meu Pai
Figura 13 – Eu e minha Mãe
SUMÁRIO
- Meu Nascimento..........................................................8
- Na idade escolar.........................................................10
- Da primeira série até o colegial.................................11
- O primeiro Namorado.................................................13
- Aos 15 anos o amor chegou......................................14
- Enfim Casados............................................................15
- A Faculdade.................................................................16
- Referências..................................................................20
Meu Nascimento
Minha mãe foi para o hospital dia 17 de Maio de 1983, com fortes dores, teve pressão alta e com isso o médico teve de proceder com o agora proibido parto de método fórceps e ás 23 horas e 15 minutos, no hospital Nossa Senhora de Fátima eu nasci.
Apos o parto minha mãe observou que eu não mexia os braços e as pernas, perguntou o que tinha acontecido e os médicos disseram que foi por conta do fórceps que na hora do parto afetou uma parte da minha cabeça resultando num afundamento de crânio, como minha mãe não podia passar nervoso o médico nem falaram com ela que iriam me operar, mais meu pai já sabia que com três dias de vida eu iria ser operada e meu pai teve que autorizar minha cirurgia porque a chance de sobrevivência era pouca ou ficaria com seqüelas por toda vida.
Meu pai não tinha outra saída a não ser autorizar, horas depois fui levada para o quarto e amarrada para ver se eu iria ter alguma reação, fiquei assim durante dois meses e meio, minha mãe não agüentava mais sofria muito em me ver naquele estado vegetativo e pediu que me dessem alta, mais os médicos falaram que ela só poderia me tirar de lá se assinasse um termo de responsabilidade, e que se acontecesse alguma coisa comigo ela seria a responsável, ela não pensou duas vezes assinou e ao chegar em casa a primeira coisa que ela vez foi me dar banho porque no hospital não me davam só passavam pano úmido.
Como era difícil arrumar um especialista pra tratar da minha situação minha mãe começou a fazer fisioterapia em mim em casa mesmo, colocava numa bacia água quente numa temperatura que eu agüentasse e me mantinha na água fazendo massagem com meus braços e pernas assim foi por um bom tempo ,quando conseguiu um médico pra ver meu caso eu já me mexia e falava algumas palavras ,não foi fácil ,minha mãe já cuidava de meu irmão que era filho do meu pai com outra mulher e tínhamos meses de diferença e com tudo que ela já havia passado em tempo algum abriu mão de sua missão de mãe, e a mim não restam dúvidas que seu carinho foi para mim o principal canal de cura.
Meu Batizado
[pic 1]
Na Idade escolar
Alguém pode até achar que é mentira, mais me lembro perfeitamente o quanto tive medo de fica escola às vezes minha mãe ficava um pouco ate que eu ficasse mais calma.
Aquela nova etapa da minha vida, assim se passou três meses, quando aceitei ficar longe da minha mãe e passei a me interessar mais pelos estudos e comecei a fazer amizades comas crianças. Conquiste uma etapa que pra mim seria impossível, mal sabia que seria apenas um começo de muitos que veriam pela frente.
...