A Psicologia da Educação
Por: rosanatavares2 • 23/4/2019 • Resenha • 654 Palavras (3 Páginas) • 170 Visualizações
AULA 6 - Teoria sociointeracionista
Nesta aula, vamos aprender sobre a teoria desenvolvida por Lev Semenovochi Vygotsky, conhecida por sociointeracionismo ou perspectiva sociohistórica, como também é denominada.
Após a leitura atenta e reflexiva dos textos 1 e 2, você deverá ser capaz de:
- Explicar como ocorre o desenvolvimento da inteligência na perspectiva sociointeracionista.
A construção da inteligência ocorre através da complementaridade dos aspectos biológicos e sociais. Essa teoria considera que é por meio das suas interações com outros seres humanos que o homem se constrói. Em outras palavras, o homem não nasce homem e sim com possibilidades de humanizar-se nas interações que estabelece ao longo da vida.
4 expressões de aprendizagem do Vigotski ZDP , Interação, mediação e internalização
- Compreender o conceitos de mediação e sua importância para o desenvolvimento do indivíduo.
Uma idéia central para a compreensão de suas concepções sobre o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico é a idéia de mediação: enquanto sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe, portanto enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, assim como no construtivismo e sim, pela mediação feita por outros sujeitos.
- Conceituar zona de desenvolvimento proximal e seus níveis de desenvolvimento.
O conceito refere-se ao desenvolvimento em processo e diferença entre a capacidade do aluno para executar uma tarefa de forma independente em relação com a execução da tarefa com orientação. Representa distância entre os níveis de desenvolvimento real (o que se sabe) e o desenvolvimento potencial (o que pode saber).
Nivel de desenvolvimento REAL – determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, sem a interferências, “vir-a-ser”.
Nível de desenvolvimento POTENCIAL – demarcado pela capacidade de solucionar problemas com a ajuda de um parceiro mais experiente, chamado de Mediador.
- Compreender o papel da linguagem para o desenvolvimento.
A linguagem é considerada como o instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Para ele, sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico e nem cultural. A linguagem, é antes de tudo, social.
Linguagem Social/exterior: Essa linguagem tem por função denominar e comunicar, pensamento expresso em palavras, é a primeira linguagem que surge.
Linguagem Egocêntrica: Trata-se da fala que a criança emite para si mesma, em voz baixa, enquanto está concentrada em alguma atividade. Estágio da transição entre as falas exterior e interior.
Linguagem Interior: Essa fala é posterior à fala egocêntrica. Fala interiorizada em pensamento. É quando as palavras passam a ser pensadas sem que necessariamente sejam faladas. É um pensamento sem palavras. Já o pensamento é um plano mais profundo da linguagem interior, que tem por função criar conexões e resolver os problemas, o que não é, necessariamente, feito em palavras. É algo feito de ideias, que muitas vezes nem conseguimos verbalizar, ou demoramos ainda um tempo para achar as palavras certas para exprimir um pensamento.
...