A Psicologia da Educação
Por: Georgya • 20/8/2021 • Trabalho acadêmico • 1.577 Palavras (7 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: Psicologia da Educação Período: 1º
Professora: Amanda Figueirêdo
Nome: Georgya Macelyny Claudino Gervazio
Maria Laís da Silva Carneiro
Exercício
Teorias do desenvolvimento
- Porque é importante estudar o desenvolvimento humano? Cite dois motivos.
- Quais são os aspectos do desenvolvimento humano? Caracterize cada um deles.
- Qual a contribuição da teoria do desenvolvimento de acordo com Piaget?
- Como foram divididos os períodos de desenvolvimento?
- Quais os aspectos básicos da visão do desenvolvimento de Vygotsky?
- O que são as funções psicológicas superiores? E como ela está composta?
- O que são funções psicológicas elementares?
- Para a concepção Sócio-Histórica, qual a importância da linguagem?
- Segundo essa abordagem, como se desenvolve a consciência humana?
- Qual o objetivo dos estudos de Wallon?
- Qual a importância da teoria de Wallon para Educação?
RESPOSTAS
1 - Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de cada faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, e o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.
Todos esses aspectos são importantes para a Educação. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. E, estudar o desenvolvimento humano significa descobrir que ele é determinado pela interação de vários fatores.
2 - O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, do nascimento até a vida adulta, a idade onde atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade, e, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de 4 aspectos básicos.
- Físico Motor: refere-se ao crescimento orgânico, maturação neurofisiológica, capacidade de manipulação de objeto e de exercício do próprio corpo.
- Intelectual: capacidade de pensamento e raciocínio.
- Afetivo Emocional: o modo como o indivíduo irá integrar suas expectativas, o sentir e sua sexualidade.
- Social: maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.
3 - Sobre o desenvolvimento cognitivo, Piaget revolucionou o modo de encarar a educação das crianças, ao mostrar que elas não pensam como adultos e constroem seu próprio aprendizado. Porque, para o cientista, o conhecimento se dá por descobertas da própria criança.
Sua teoria ajudou a responder as perguntas como e por que o indivíduo se comporta de determinada forma, em determinada situação neste momento de sua vida.
Piaget divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento, o que por sua vez, interfere no desenvolvimento global.
4 - 1º PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR (0 a 2 anos)
Nesse período, a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca.
Características: inteligência prática, percepção do mundo através da experimentação, noção de objeto permanente.
2° PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO (2 a 7 anos)
O que acontece de mais importante nesse período é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social.
Características: repertório verbal limitado, respeito pelas pessoas que ela julga superiores, surgem sentimentos interindividuais, etc.
No final deste período, a criança passa a procurar a razão causal e finalista de tudo (a famosa fase dos porquês).
3º PERÍODO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS (7 a 11 ou 12 anos)
Capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vistas diferentes, sendo também capazes de cooperar, trabalhar em grupo e ter autonomia pessoal.
Características: a criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos concretos, inicia a capacidade de pensar antes de agir e começam a surgir os sentimentos morais como: respeito mútuo, honestidade, companheirismo e justiça.
4º PERÍODO DAS OPERAÇÕES FORMAIS (11 ou 12 anos em diante)
Nesse período os adolescentes dominam, aos poucos, a capacidade de criar teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular. Isso é possível graças a capacidade de reflexão espontânea.
Nas relações sociais são mais interiorizados e no aspecto afetivo vive conflitos por desejar ser aceito pelos amigos e adultos.
5 - Vygotsky, considerava a linguagem como constituidora das funções mentais superiores. Para ele, o desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico.
Ele propôs que o desenvolvimento não precede a socialização. Ao invés, as estruturas sociais e as relações sociais levam ao desenvolvimento das funções mentais.
6 - São processos que se desenvolvem ao longo das relações entre indivíduos humanos e a internalização das suas formas culturais de comportamento.
De forma voluntária, dando ao indivíduo a possibilidade de independência em relação às características no momento e espaço presente.
- Controle consciente do comportamento;
- Atenção e memoria voluntaria;
- Memorização ativa;
- Pensamento abstrato;
- Raciocino deduzido;
- Capacidade de planejamento.
7 - As Funções Psicológicas Elementares caracterizam-se como os processos psíquicos naturais, biológicos, ou seja: atenção involuntária, memória imediata ou primitiva. São instintivas, desenvolvidas no âmbito de processos orgânicos, garantidas pela natureza. Isso vale tanto para os animais quanto para os homens. O biológico, assim, já vem “provido” com uma série de capacidades naturais necessárias, inclusive, à sobrevivência e à perpetuação da espécie.
...