A Psicologia da Educação Física
Por: BrunoPantoja319 • 18/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 295 Visualizações
Disciplina: Psicologia da Educação Física. | Tarefa: Atividade Ciclo 3 | |
Nome: Bruno Ferreira Pantoja de Melo Gomes | RA: 8061191 | Turma: DGEFL1802OBDA3O |
Parecer do Tutor: |
Descrição da Atividade
O projeto visa propiciar ao futuro professor um momento de reflexão sobre sua prática pedagógica, com base na Abordagem Sócio-construtivista, uma relevante teoria nas áreas da Psicologia e da Educação. Além disso, objetiva-se que o aluno relacione teoria e prática, aplicando um dos conceitos da abordagem a uma realidade prática ou real.
Etapa 1 – Estude a Unidade 4 – Teorias Cognitivas da Aprendizagem, bem como o artigo indicado no PEGE (trecho que aborda a Teoria de Vygotsky).
Etapa 2 – Realize a observação de uma situação natural que envolva algum tipo de aprendizagem e mediação, seja de conceitos ou habilidades (na sua casa com seus filhos ou com outras crianças, uma interação entre crianças no parque ou entre crianças e adultos), descrevendo esta situação, ou seja, você deve descrever o que foi observado, qual a situação, enfim a descrição detalhada da cena vista, inclusive o local onde a observação ocorreu. Se possível, cite a idade das pessoas envolvidas, sem citar nomes, mantendo o sigilo quanto à identidade das pessoas.
Etapa 3 – Elabore um texto com base na situação observada indicando onde é possível perceber o conceito de zona de desenvolvimento proximal. Primeiramente, defina o conceito, e depois o relacione com a situação observada, indicando na observação onde aparece o nível de desenvolvimento real e potencial, e a zona de desenvolvimento proximal propriamente dita. Também mencione a mediação.
Etapa 4- Faça uma conclusão, descrevendo como este trabalho auxilia na sua formação acadêmica e a possibilidade de utilizar o conhecimento adquirido na sua prática profissional.
Abordagem Sócio-construtivista de Vygotsky e sua aplicabilidade.
Percebemos que um dos aspectos fundamentais para a prática docente, esta em conhecer as principais correntes teóricas cognitivas atualmente utilizadas pelos profissionais da Educação, como o construtivismo, o socioconstrutivismo e a teoria do processo da informação.
Para fundamentar nossa atividade, tomaremos como objeto de estudo a teoria cognitiva do socioconstrutivismo de Vygotsky. De acordo com essa abordagem, o desenvolvimento cognitivo do ser-humano se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Ainda segundo a mesma abordagem, o indivíduo vai se constituindo com base nas interações sociais estabelecidas com outras pessoas, ele vai constituindo-se, tornando-se homem, conhecedor e participante de uma cultura (BARCAJI e CAMPOS, 2016, p.177).
Vygotsky aborda em sua teoria alguns conceitos como nível de desenvolvimento potencial, nível de desenvolvimento real e zona de desenvolvimento proximal, que influenciam no desenvolvimento cognitivo do ser humano.
De acordo com BARCAJI e CAMPOS (2016), o nível de desenvolvimento potencial pode ser entendido como a capacidade do indivíduo em realizar tarefas com auxílio de pessoas mais experientes (crianças ou pessoas mais velhas) e que serve como base para novas aprendizagens. Segundo os mesmos autores, o nível de desenvolvimento real pode ser entendido como a capacidade do indivíduo em fazer algo sozinho em razão das etapas já alcançadas.
Vygotsky (1994, p. 112) define portanto a zona de desenvolvimento proximal como: [...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração de companheiro mais capaz.
Partindo da observação de uma situação natural (real), conseguimos identificar a presença da abordagem socioconstrutivista de Vygotsky, seus conceitos e sua aplicabilidade.
...