A Psicologia da Educação
Por: Sheila1980 • 20/11/2018 • Resenha • 381 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
Acesse o texto“Lev Vygotsky”, de Márcio Ferrari, que está disponível em:
<http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/lev-vygotsky-307440.shtml>.
Em seguida, elabora um texto (de 20 a 25 linhas) relacionando o papel do adulto no desenvolvimento infantil, considerando a expansão dos horizontes mentais da criança.
Resposta:
Lev Vygostky(1896-1933) contribuiu para o processo do desenvolvimento humano e nos processos de ensino aprendizagem. Sua teoria [e considerada interacionista,ou seja,consiste em uma interação da teoria e da prática,podendo ser um diálogo entre pessoas que se relacionam,ou a interação e o compartilhamento de ideias.
Para Vygostky é nas interações sociais que o homem desenvolve suas aptidões e habilidades.E é também através da linguagem que passa a ser um instrumento essencial no processo de individualidade.
A teoria de Vygostky é que as crianças desde o seu nascimento estão em constante relação com outros sujeitos que consequentemente tentam incorporá-los nas relações culturais daquele meio. Pois é através da mediação de um adulto que a criança começa a se relacionar.Para ele todo aprendizado é mediado.A criança passará a integrar o meio social,histórico e cultural.Já no ambiente escolar, o professor torna-se mais ativo e determinante,para facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo próprio aluno,tornando-o voluntário e independente.
Um dos seus principais conceitos é o desenvolvimento da zona proximal.Nas palavras de Vygostky:"a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento amanhã",quer dizer ,aquilo que em um certo momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém,mais pra frente ela conseguirá fazer sozinha.
Essa troca de experiencia proposta por Vygostky,o professor naturalmente deixa de ser encarado como a única fonte do saber,ele continua sendo um mediador decisivo,por exemplo:na formação de equipes mistas com alunos em diferentes níveis de conhecimento.Nessa concepção vygotskyana todos saem ganhando,por um lado,o aluno menos experiente se sente desafiado pelo que sabe mais e,com a sua assistência,consegue realizar tarefas que antes não conseguia sozinho,por outro o mais experiente ganha mais sabedoria e aperfeiçoa suas habilidades ao ajudar o colega.
O conceito de zona proximal,mostra que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que não domina completamente.Também não se pode esquecer que a zona de desenvolvimento proximal,tem limite,caso a criança não consiga realizar tarefa alguma,nem com a ajuda ou supervisão,é papel do professor determinar que atividades os alunos possam desenvolver sozinhos ou em grupos.
...