A Psicologia da Educação
Por: elidny • 11/12/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 6.050 Palavras (25 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
PROFESSORA: DENIZE CAPUZZO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ELIDNY DE SOUZA E SILVA
PORTIFÓLIO
PALMAS- TO
2019
13/08/2019- A Psicologia ou as Psicologias
- A psicologia científica;
A ciência requer um estudo sistemático, em que se tem um objeto de estudo específico, com uma linguagem específica, através de um conhecimento já produzido que vai gerar novos conhecimentos. A psicolnogia como ciência tem como objeto de estudo o homem, na sua particularidade e expressões, sentimentos, etc.
- O senso comum
A psicologia usada no cotidiano é a que denominamos a psicologia do senso comum, usada para esclarecer situações do dia a dia, pois as pessoas mesmo que de forma rasa compartilham do conhecimento já adquirido pela psicologia científica. Deve se ter o cuidado ao associar a psicologia com praticas como a astrologia, tarô, adinhatoria, entre outros, pois estas não partem do campo científico.
A psicologia como ciência foi desenvolvida, a partir da criação do laboratório de experimentos na Alemanha por Wilhelm Wundt, pois é o momento em que se tem a separação da psicologia com as ideias espiritualistas.
PESQUISA
[pic 2]
Antes de entendermos o objeto de estudo da Psicologia vamos primeiro entender um pouco da divisão da psicologia. A mesma pode ser dividida em Psicologia do senso comum e Psicologia científica.
A Psicologia do senso comum é responsável pelo entendimento do senso comum que é tudo o que fazemos sem precisarmos de métodos científicos para explicá-los, ou seja, é o que aprendemos com nossos pais e avós, como por exemplo, temos o fato de sabermos que tudo que é joga do alto cai embora que algumas coisas levem um pouco mais de tempo que outras. Mas por que isso é senso comum se foi explicado cientificamente por Newton? Esse fato se torna senso comum porque há muitas pessoas que não têm estudo e que nunca ouviram falar nesse tal de Newton sabem que o que for atirado do alto chegará ao chão, mas como essas pessoas sabem disso? Elas aprenderam inicialmente através de observações e a partir daí transmitiram essa informação para seus filhos que passou para seus netos e sucessivamente. Outro exemplo de senso comum que eu conheço é que faz mal comer manga com febre, provavelmente quem espalhou essa informação estava com febre quando comeu manga e isso o fez ficar ainda mais doente, mas o que ninguém sabe é se foi realmente a manga que o fez piorar ou alguma outra coisa. Portanto podemos afirmar que o senso comum é um conhecimento intuitivo, espontâneo de tentativas e erros que adquirimos ao longo dos tempos seja passado de geração a geração ou por própria vivencia.
O que difere Psicologia científica da Psicologia do senso comum é que Psicologia científica é focada em fatos que podem ser comprovados cientificamente, pois a mesma é embasada principalmente pela ciência. Para melhor compreender o que isso significa la vai um breve conceito de ciência, a ciência é composta por um objeto de estudo que é rigorosamente testado para que haja a comprovação de algo e se necessário a reprodução da experiência, as conclusões dessa experiência devem ser passíveis de verificação e na pode conter emoções.
O objeto de estudo da psicologia de forma bem ampla é o homem, porém a psicologia não é considerada totalmente cientifica, pois o pesquisador ao mesmo tempo em que pesquisa ele também está inserido na sua própria pesquisa, agregando seus pensamentos e emoções a pesquisa tornando a pesquisa cientificamente inválida.
Levando apenas em consideração o objeto humano como estudo da psicologia ela pode ser de certa forma confundida com outras ciências. Mas o que faz a psicologia diferir das outras ciências humanas é o estudo da subjetividade, e é ela que nos faz compreender a totalidade da vida humana, pois é o individuo em todas as suas expressões visíveis, invisíveis, singulares e genéricas.
AULA 27/08/2019
CONTEÚDO: A Psicologia na escola
O tema a psicologia na escola retrata sobre o ambiente escolar, os funcionários que fazem parte desse ambiente, buscando trazer uma reflexão sobre esse espaço; e a psicologia contribui para uma analise reflexiva da educação escolar. Visto que, a psicologia estuda o comportamento humano, a educação busca na psicologia as reflexões sobre o desenvolvimento humano nas áreas afetiva, cognitiva, social, etc. como também dos vínculos que são criados na escola.
A psicologia contribui para a educação também, no planejamento dos professores, pois esta fornece mecanismos metodológicos para a aprendizagem e faz com que os professores olhem para cada aluno na sua particularidade e totalidade.
A escola é um espaço de interação, de aprender a trabalhar em grupo, e é nesse lugar que a criança está inserida, em que há séculos atrás não era detentora de direitos. O processo de reconhecimento de esse ser como criança, foi um movimento lento que se firmou com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesse contexto a psicologia traz contribuições para a analise da criança respeitando as a fases que cada uma está inserida, a olhar para cada uma como ser único, isto é um individuo em desenvolvimento.
A colaboração da psicologia a educação dá-se também na correlação professor-Aluno e sua convivência no ambiente escolar, analisando a relação que é estabelecida entre ambos, os valores que são passados, bem como as atitudes. Igualmente auxilia a Educação no desenvolvimento do processo educacional, porque na construção desse processo está o ser humano.
PESQUISA
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL
Nos últimos três século surge a psicologia, que vem se intensificando nas pesquisas sobre o comportamento humano e suas variações, decorrentes de pressões do meio social ou do grupo de que fazem parte.
...