A Psicologia da Educação
Por: Igorazevedos2 • 8/6/2020 • Resenha • 629 Palavras (3 Páginas) • 138 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I
Registro da aula: 28/10/2015
Tema: Behaviorismo
Nesta aula compreendemos a Teoria Behaviorista. Ela estuda a psicologia como um estudo comportamental, ao contrário de estudos internos do psíquico. Através desta teoria é possível notar a resposta de um estímulo e um motor gerador de comportamento, assim haverá a previsão e controle da conduta humana. Apesar desta teoria não ocupar um espaço predominante na psicologia, ainda há a sua influência na sociedade, mesmo como forma subjetiva. A linha behaviorista compara o sujeito como uma Tabula Rasa, pois os estímulos são externos ao indivíduo. O meio determinará o sujeito, mas isso dependerá da forma social em que ele vive.
Registro da aula: 29/10/2015
Tema: Inclusão/ Exclusão/ Acessibilidade
Nesta aula discutimos sobre a inclusão, exclusão e acessibilidade. Para a concepção de inclusão, é necessário compreender e conhecer o sujeito além de localizar e focar em sua barreira. Há uma dialética entre a exclusão e inclusão, ou seja, são termos dependentes: Só haverá acesso a inclusão se a exclusão for reconhecida e analisada diante do contexto social, político e econômico, além da compreensão da sociedade excludente. É necessário partir da Singularidade de um sistema para a Universalidade Educacional, mas para isso é preciso conhecer as particularidades do individuo para contribuir com a esta inclusão e ter certo acesso a acessibilidade, ou seja, o não impedimento de ir e vir.
Registro da aula: 03/11/2015
Tema: Gestalt
Nesta aula compreendemos e discutimos a Teoria do Gestalt, ao contrário da Teoria Bihaviorista, o ser humano é o próprio sujeito de estudo, e este é analisado de “dentro para fora.” O Gestalt está ligado a percepção, motivação e estímulo além de exigir a deslocação. Enquanto o behaviorismo estuda o estimulo- resposta, o Gestalt estuda o comportamento de formo em que todos os aspectos devem ser analisados através da percepção considerando as condições que podem alterar este estímulo. Além disto, o Gestalt irá enfatizar o conjunto e a organização, além da compreensão de processos envolvidos nas ilusões de ótica, ou seja, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da realidade.
Registro da aula: 04/11/2015
Nesta aula continuamos a debater sobre a acessibilidade, inclusão e exclusão. Houve o entendimento de alguns tipos de acessibilidade e relacionado a isso a discussão dentro da sociedade. A acessibilidade Atitudinal em que temos a compreensão das diferenças e temos certa atitude, porém muitas vezes esta compreensão pode torna-se uma barreira. A acessibilidade arquitetônica, em que são necessários espaços acessíveis. Acessibilidade Comunicacional, ou seja, aquela em que é preciso adotar equipamentos para o individuo ter acesso a conteúdos. Dentre estes equipamentos estão a autodescrição, legendas, a Língua Brasileira de Sinais, o Braile, etc. A acessibilidade Pedagógica em que em que são necessárias técnicas na educação também acessíveis. Além de instrumentos, como uma simples colher acessível ou um planejamento programático, por exemplo, a elaboração de uma prova para um cego. Acerca desses tipos de acessibilidade houve discussões sobre elas dentro do nosso convívio social e importância de rompimento de estereótipos e estigmas.
...