TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da educação

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE: PEDAGOGIA

                        PROFESSOR (EAD): Helenrose A. da S. Pedroso Coelho

                        TUTOR PRESENCIAL: Patrícia  Ocáriz Loureiro De Souza  Rosa

                                                                         

                                             Alessandra Balbuena Alencastro RA 409231

                                      Simoni Oliveira Felix RA 409234

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

Psicologia da educação

PÓLO DE BELA VISTA/MS

11/setembro/2013

Introdução

Este  trabalho foi baseado em estudar sobre a vida de Sigmund Freud, Jean Piaget Henri Wallon, Lev Vygotsky.

Foram estudiosos que muito contribuíram para o desenvolvimento da Educação.

O objetivo e desenvolver o crescimento, de cada ser, possibilitar por meio da educação, o desenvolvimento do potencial do ser humano, a fim de torná-lo, agente de transformação da sociedade, e essa interação social favorece a aprendizagem, essa que é construído eternamente.

Os principais objetivos, formação de homens, criativos e inventivos  descobridores de pessoas criticas e ativas em busca constante da construção por toda uma vida.

Sigmund Freud

Contribuiu com a ciência do século XIX abrange o estado do inconsciente humano, a fim de entender as doenças mentais e futuramente do próprio homem.

Ampliando as suas fontes de conhecimentos em grandes campos do saber até se tornar o pai da psicanálise. Teve um caminho longo, por todos cantos do mundo, em conferências, seminários, debates, palestras, pesquisas, enfim somente ele teve a coragem de levar para dentro dos círculos, intelectuais, a questão da sexualidade. Até na educação e moralidade, teoria psicanalista, buscou formular, interpretações, problematizando, o excesso de poder e repressão que o processo educacional atua nos indivíduos.

Levou – se a hipótese de várias histerias que acontecem em nossa civilização estão ligadas aos tempos, que a criança esta desenvolvendo um processo de aprendizagem e interação social.

Freud não escreveu muito sobre a influência da psicanálise na educação, e até chegou afirmar que educar é uma tarefa impossível, devido, subjetividade inconsciente de cada pessoa. Conclui que muitos dos traumas de seus pacientes foram ligados a repressão de idéia erótica devido a ligação que em determinado, momento os fatos estarão ligados a sexualidade que entrara em conflito, a outra situação traumática, a emoção, ligada a dor física, alucinação processos que o subconscientes que permitam a mente encontrar soluções para o conflitos não resolvidos ao nível da consciência.

Freud, descobriu as fases da sexualidade humana que se diferenciam pelos órgãos que sentira prazer e pelos objetos ou seres que dão prazer. Essas fazes de desenvolverá entre os primeiros meses de vida e os 5 ou 6 anos, ligados ao desenvolvimento do Id, a fase oral, fase anal, fase fálica, fase latência, fase genital.

A fase oral – quando o desejo e o prazer localizam-se primordialmente na boca e na ingestão de alimentos e o seio materno, a chupeta, os dedos são objetos do prazer.

        A fase anal - quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nas exercesse e as fezes, brincar com massas e com tintas, amassar barro ou argila, comer coisas cremosas, sujar-se são os objetos do prazer.

        A fase fálica -  quando o desejo e o prazer se localizam primordialmente nos órgãos genitais e nas partes do corpo que excitam tais órgãos. Nessa fase, para os meninos, a mãe é o objeto do desejo e do prazer, para  as meninas, o pai.

        A fase latência – quando a criança esta em processo de aquisição de habilidades, valores morais e papeis culturalmente aceitos, transferindo assim o impulso sexual para um segundo plano, devido á pratica de outras atividades a leitura, a escrita, atividades artística, enfim, é o período escolar, onde o impulso sexual é impedido de se manifestar devido aos papeis morais impostos pela educação.

         A fase genital – quando o individuo domina todas as suas pulsões parcias pela genitalidade,  seja com fins orgásticos, seja com fins de procriação.

        Freud, defende que as crianças devem receber uma educação sexual assim que demonstrar um interesse sobre tal assunto. Ao contrário que muitos pais e educadores se comportam diante de tal situação, ou seja, tentar educar as crianças com certos mitos que reprimem ainda mais o interesse sobre a sexualidade infantil. No entanto, é valido ressaltar que no momento em que os educadores ou seus pais passam a lidar com esse tipo de situação diante de uma criança, fica muito difícil saber concretizar tal aprendizado, uma vez que, por não lembrarem de sua época de infância, logo, fica praticamente impossível visualizar as verdadeiras duvidas de uma criança realmente tem, nada iria servir para mentalidade infantil se o seu inconsciente não se satisfazer com tais explicações.os professores devem abordar o seu conhecimento, sem resumir métodos pedagógicos trilham objetivos, resultados e metodologias, uniformizando assim o aprendizado e não respeitam as estruturas inconscientes do subjetivismo.

A psicanálise na educação, devem abordar o conhecimento, sem resumir-se a métodos pedagógicos, que trilham objetivos, resultados e metodologias, uniformizando o aprendizado e não respeitam as estruturas inconscientes do subjetivismo, ou seja o aluno ira digerir o aprender, o que realmente lhe fazer sentido.

Jean Piaget

Piaget, nasceu na suíça 1896 e faleceu 1980, escreveu mais de cinqüenta livros e monografias, estudou a evolução do pensamentos, até adolescência, procurando entender mecanismo mentais que o individuo, utiliza para captar o mundo, centrou seus estudos no pensamento lógico – matemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (160.7 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com