A Psicologia na Educação
Por: unemat • 18/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.224 Palavras (9 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1]
CURSO PEDAGOGIA
IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
JUCELIA MARTINS DE OLIVEIRA CUNHA
Cuiabá/MT/2021
JUCELIA MARTINS DE OLIVEIRA CUNHA
IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Trabalho de conclusão apresentado ao curso de licenciatura em pedagogia, registrado pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.
Cuiabá/MT/2021
IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Jucélia Martins de Oliveira Cunha
RESUMO
O desenvolvimento deste artigo baseia-se na informação do processo de alfabetização como função a produção de saberes aos fenômenos psicológicos. A psicologia da educação é compreender o processo de ensino e aprendizagem, seja crianças ou adultos relacionados a psicologia da aprendizagem, englobando as técnicas ou estratégias educacionais. A psicologia da educação foi construida ao longo da história e que nos dias atuais trás discussão solidificada nos processos educativos.
Palavra-chave: Ensino-aprendizagem; educação; psicologia da educação.
Sumário[pic 2]
1. Introdução 05
2. Objetivos 06
2.1. Objetivo Geral 06
2.2. Objetivo Especifícos 06
3. Fundamentação Teórica 07
4. Conclusão 11
6. Referencia bibliográfica 12
INTRODUÇÃO
Se fizermos uma retrospectiva histórica veremos que a Psicologia nasce no Brasil através da Educação, inserida nos currículos escolares das primeiras escolas normais e receberam os primeiros laboratórios de Psicologia no Brasil. E foi a partir de 1962 que constituiu a profissão de psicólogos na perspectiva clínica com atendimento individual.
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, estuda o que motiva o comportamento humano, o que sustenta, o que o finaliza, e os processos como: Sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.
É uma das disciplinas que o professor encontra dificuldades para desenvolver trabalhos que possibilite construir competência, valores, habilidades e seus saberes enquanto docente.
A psicologia pode contribuir para que o professor desenvolva capacidade de investigar a própria atividade e só então construir e transformar os métodos pedagógicos em processo contínuo de construção de sua identidade como professor e de construção da identidade do aluno, ajudando a formar um novo cidadão.
A psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo em que seu grupo social conhece.
Ao transmitir o conhecimento para o aluno o professor também desempenhará a função de formador da personalidade de seus alunos no processo de aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação de desenvolvimento intelectual, afetivo e social.
O papel do professor é o de mediador do processo de formação do aluno, favorecendo a interação entre o aluno e o conhecimento.
OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Importância da Psicologia na área da educação.
Contribuições da Psicologia educacional acerca do desenvolvimento da criança e das praticas educacionais.
2.2 Objetivos Específicos
Entender os princípios psicológicos relacionados com a educação e com o processo de ensino-aprendizagem.
Reconhecer os princípios da psicologia da educação que contribuem para a formação do educador
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A importância da Psicologia na área pedagógica é relativo ao processo ensino e aprendizagem na qual faz referência no reconhecimento de que a educação é um fenômeno complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbito educativos.
A psicologia da aprendizagem convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo que envolve problemas educativa e escolar. Pensando em que a psicologia é a ciência que estuda o comportamento de qualquer pessoa e tem o papel efetuador na compreensão do comportamento humano.
Na educação a psicologia fornece subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da escola, inserida em várias modalidades de ensino. É importante que a escola tenha responsabilidade para com o aluno ressaltando a necessidade do interesse que o educador deve ter pela vida do aluno como um todo, fazendo com que a escola passe a ter sentido na vida dele.
São complementares o desenvolvimento e educação e qualquer atividade é muito importante na vida do aluno. A escola tem que atingir toda a personalidade do aluno, estimulando e respeitando sua espontaneidade total de ação e de assimilação.
A escola é organizada em estrutura curricular, sendo responsável pela transmissão dos conhecimentos elaborados, exercendo a função de transformador dos alunos ao inserir esses conhecimentos com finalidade de desenvolver habilidades capacidades e aptidões necessárias para objetivação como seres humanos.
Uma orientação psicológica para compreender a natureza do aluno é importante para ser um verdadeiro profissional como educador, fazendo necessário um maior conhecimento do desenvolvimento da pessoa do aluno.
...