A Relação da Educação do Ensino Fundamental da Escola em Conjunto Com a Família para a Formação
Por: Denise Bitencurt • 8/10/2019 • Resenha • 1.807 Palavras (8 Páginas) • 160 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
DENISE DA COSTA BITENCURT
EDUCAÇÃO, FAMÍLIA E SOCIEDADE.
[pic 4]
Dourados – MS
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
DENISE DA COSTA BITENCURT
EDUCAÇÃO, FAMÍLIA E SOCIEDADE.
Projeto de Pesquisa elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para obtenção do Grau de Licenciatura no Curso de Pedagogia, orientado pelo(a) professor(a) Prof. Dra. Clarissa ClarissaJosgrilberg Pereira, Prof. Dra. Maria Alice CampagnoliOtre, Prof. Dr. Gilmar Lima Caetano e Prof. Me. NatacyaMunarini Otero Caetano.
[pic 8]
Dourados – MS
2018
SUMÁRIO
1. TEMA 4
2. PROBLEMA DE PESQUISA 4
3. OBJETIVO GERAL 4
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
5. JUSTIFICATIVA 5
6. METODOLOGIA 5
7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
8. REFERÊNCIAS 8
TEMA
A relação da educação do ensino fundamental da Escola Balduíno Robson em conjunto com a família para a formação do cidadão de amanhã.
PROBLEMA DE PESQUISA
Diante de uma sociedade capitalista que valoriza mais o ter do que o ser, o status mais que os valores morais, uma sociedade consumida pelo tempo e o dinheiro, indiferença, corrupção, ódio, desamor, falta fé, desrespeito ao próximo, neste estado que desconhece o que é família, dentro delas concebidas uma infinidade de crianças que anseiam por amor, atenção e educação, pais sem referências, sem estudo, muitas vezes marcados por uma vida de sofrimento e a falta de valores e morais.
Vejo hoje a urgência em formar cidadão dignos de terem vez e voz, fazer-se ser ouvidos, sem receios, atuantes de suas comunidades, estado, país, deixar de ser marionetes nas mãos de quem tem mais, acabou a monarquia, vivemos em um estado, democrático precisamos construir juntos é aí que entra a educação continua, pois além das crianças os adultos precisam estar como famílias destas, atuando e querendo fazer a diferença, principalmente para o futuro dos seus! Como a educação vai trazer estes valores novamente para o âmbito familiar, onde a escola pode atuar para a transformação da sociedade e do indivíduo?
OBJETIVO GERAL
Demonstrar que somente a educação atuando em parceria com a família e sociedade é capaz de transformar a realidade em que vivemos, retomando a valorização, o respeito e a dignidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Historicizar conceito de família de 80 anos atrás para os dias de hoje
- Analisar o papel da escola para a formação do indivíduo
- Investigar anseios do cidadão, da criança que formam estas duas sociedades.
- Conscientizar os adultos sobre a capacidade e potencial de cada ser humano
- Demonstrar o poder de cada estrutura se trabalhadas juntas.
JUSTIFICATIVA
Pretendo com este tema demonstrar a sociedade trescoroense, famílias e principalmente aos cidadãos que fazem a roda girar, a importância da escola da educação, renascer os valores, o respeito ao próximo, o olhar atento aos pequenos que buscam e anseiam por uma educação e a participação ativa da família em todo seu estágio de desenvolvimento, trabalhando todos em harmonia levando em consideração que o ser humano aprende o tempo todo, nos mais diversos interesses que a vida lhe apresenta, o papel da família é essencial, pois é ela que determina, desde cedo, o que seus filhos precisam aprender, quais são instituições que devem freqüentar, o que é necessário conhecerem para que se tomem as decisões que os beneficiem no futuro.
METODOLOGIA
Iniciarei minha metodologia com uma pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento da família nas últimas oito décadas, o que mudou de lá pra cá, quanto a educação, respeito, os valores, grau de hierarquia familiar, seguida de uma pesquisa exploratória, segundo ( Gil, 2002, pag. 41), tem como objetivo principal aprimoramento de idéias ou a descoberta das instituições, aqui farei um levantamento sobre a verdadeira função da escola para a formação do indivíduo.
Técnicas de abordagem serão qualitativas-quantitativas, buscarei por meio de pesquisa de campo, questionários, números e palavras, descrever a situação da educação, visão, as diversas fases da família dentro sociedade e o que desejam para futuro no âmbito educacional, também conforme descreve:
Tipicamente, o estudo de campo focaliza uma comunidade, que não é necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, de estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana. Basicamente a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo. Esses procedimentos são geralmente conjugados com muitos outros, tais como análise de documentos, filmagens e fotografias.( Gil, 2002, pág.53)
Sobre as entrevistas, elas permitem a captação imediata e corrente de informações desejadas é o que afirma ( Luke,1986, pág.34 ), neste ponto de vista que irei abusar na minha metodologia.
Quanto à natureza, a pesquisa classifica-se como aplicada, usarei dentro de todos estes levantamentos uma pesquisa de ação, concretiza-se com o planejamento de uma ação destinada a enfrentar o problema que foi objeto de investigação, isso implica a elaboração de um plano ou projeto (Gil 2002 pág.146 ), onde demonstrarei o resultado da ação de todos para formarmos uma crianças, ou seja cidadão conscientes do seu futuro amanhã.
...