A SEQUÊNCIA DE REGISTROS REFLEXIVOS
Por: jr1000 • 4/12/2016 • Trabalho acadêmico • 4.769 Palavras (20 Páginas) • 388 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Adriene Magali C. S. da Silva RA 1299117306
Ednise Silva do Nascimento RA 1299117913
Juscilene de Jesus Sousa RA 1299117604
Luana Fátima Gonzaga Ferreira RA 1299117113
Romilda Almeida da S. Santos RA 1299117054
SEQUÊNCIA DE REGISTROS REFLEXIVOS
BELO HORIZONTE / MG
25 set. 2015.
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Adriene Magali C. S. da Silva RA 1299117306
Ednise Silva do Nascimento RA 1299117913
Juscilene de Jesus Sousa RA 1299117604
Luana Fátima Gonzaga Ferreira RA 1299117113
Romilda Almeida da S. Santos RA 1299117054
SEQUÊNCIA DE REGISTROS REFLEXIVOS
Atividade Prática Supervisionada na disciplina de Arte, Criatividade e Recreação; do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Vânia Lúcia Gurgel do Amaral.
BELO HORIZONTE / MG
25 set. 2015.
SUMÁRIO
Introdução.............................................................................................................................04
1- Relato das Memórias Escolares Relacionadas às Práticas Artísticas................................05
2 - Qual o Papel da Arte na Educação Contemporânea?......................................................08
3 - “Quais são as Habilidades Fundamentais a Serem Desenvolvidas, com Base nas Propostas Destes Documentos, Para Cada Um Dos Pilares Da Expressividade Artística”...............................................................................................................................10
3.1-Plano de Aula..................................................................................................................12
4- Importância da Apreciação Artística e do Trabalho com Obras de Arte para o Desenvolvimento da Criatividade e da Sensibilidade Infantil...............................................15
Considerações Finais............................................................................................................16
Referências Bibliográficas......................................................................................................17
INTRODUÇÃO
A arte na Educação Infantil tem um papel principal, envolvendo os aspectos reflexivos, sensíveis, expressivos e culturais.
O professor de arte deve trabalhar dentro e fora de sala de aula, explorando todos os espaços disponíveis para que a criança possa interagir com outros espaços culturais.
O ato de “brincar” por meio do ensino de artes possibilita a criança a vivenciar, reconhecer, perceber, elevando a autoestima e reconhecendo o seu valor no mundo.
O brincar e experimentar na arte cria condições de descoberta de grandes talentos artísticos. O espaço escolar deve ser transformado no espaço de experimentação que transforma, educa e constrói novos conhecimentos.
Cabe ao professor dar suporte a essas crianças abrindo caminho para outros conhecimentos, para que possam criticar, sugerir e criar conhecimentos transformadores.
1- RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.
1º Relato - Aluna Adriene Magali C. S. da Silva
As aulas de pintura eram realizadas no pátio da escola, em seguida as atividades ficavam expostas para toda a escola ver.
Havia atividades de construção usando palitos de picolé, palha, folhas de árvore, pedras areia e tampinhas.
Usávamos massinha e argila para fazermos objetos como panelinhas, colheres comidinhas, casinhas (meninas), carrinhos, bolas, barquinhos (meninos). As atividades eram realizadas em grupo, a cada trabalho diferente modificava também o grupo, promovendo a socialização de todas as crianças.
E o mais mágico de todos foi a apresentação que fizemos na nossa formatura da pré-escola, fui a bailarina usando um vestido azul e depois o teatro da Dona Baratinha. O cenário ficou lindo igual ao livro e nós éramos os personagens. As roupas foram produzidas pelos pais e professores.
2º Relato - Aluna Ednise Silva do Nascimento
As aulas de Educação artística que mais me recordo são as da 3ª série quando trabalhávamos com jornais e revistas. Enrolando as folhas de jornais fazíamos palitos e com eles confeccionávamos cestinhas. Com os palitos das folhas de revistas, fazíamos moldura para porta retrato. Nas datas comemorativas a escola trabalhava com a apresentação de cartazes, que eram selecionados e expostos no mural do pátio.
A professora também gostava de atividades ao ar livre com brincadeiras de roda, pular corda e amarelinha.[pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23][pic 24][pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29][pic 30]
Fig.1 e Fig.2- cestinha com palitos de jornal Fig.3- porta retrato de palitos de revista
3º Relato - Aluna Juscilene de Jesus Sousa
Tive a minha primeira aula de Arte na 5ª série ,foi muito diferente do que eu imaginava, achava que arte era somente pintura. Na nossa primeira aula a professora perguntou a todos qual tipo de arte que mais gostávamos e ninguém mencionou a dança, então ela perguntou: Ninguém dança? Alguns logo responderam que dança não era arte, mas logo entendemos que muita coisa que vivemos no nosso dia a dia é arte e a nossa cultura é uma delas.
...