TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sindrome de Down

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

Palestra Sobre a Síndrome de Down

Todo ano a APAE de Jaraguá do Sul faz diversos eventos para a comunidade e para os pais de crianças, adolescentes e adultos com a Síndrome de Down, chamada Semana ‘’Down Um Abraço’’, para todos saberem melhor o que é Down e aceitar de alguma forma eles no nosso dia-a-dia. No dia 17/03, tivemos a honra de receber a palestrante e também mãe Gisele Fontes, na ACIJS, com a palestra ‘’Como compreender o Síndrome Down’’. Ela nos fez entender um pouco mais sobre o que é a Síndrome e particularmente me fez me apaixonar muito mais do que já era por essas crianças, adolescentes e adultos.

Para quem não sabe, o Down é causado pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo, isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população, existe mais de 150 mil casos por ano (Brasil). A mesma causa uma aparência facial específica, deficiência mental, retardos no desenvolvimento e pode estar ligada a doenças da tireoide e do coração.

Apesar de muitos indivíduos com Down terem algumas semelhanças entre si, como olhos amendoados, baixo tônus muscular e deficiência intelectual, não são todos iguais. Todas as pessoas, inclusive os com Down, têm características únicas, tanto genéticas, herdadas de seus familiares, quanto culturais, sociais e educacionais.

Na escola que eu sou estagiária, tem uma menina chamada Ana Clara, de 4 anos. A Ana é muito amada por todos, principalmente pelos seus colegas de sala, e super levada, sua maior diversão é correr pelos corredores da escola, fugir dos professores e mostrar a língua para ganhar beijo dos meninos. Apesar dela ter a síndrome, isso não faz ser diferente dos outros, ela adora pintar com tinta guache e de rabiscar a mesa com giz de cera. Muitas crianças quando ela entrou na escola ficaram pensando, ué porque ela é assim? Mas ao longo dos dias foram vendo que ela é igual a nós, só tem um cromossomo a mais. É uma honra poder ter a Ana no meu ambiente de trabalho, e é incrível a capacidade dela de demonstrar um amor gigantesco pelas pessoas que estão ao redor dela.

Acredito que muitas crianças e adultos, de diversas regiões do mundo sofrem muito por terem essa síndrome, muitos não conseguem entender o porquê do seu filho ter nascido dessa forma ou o porquê que seu colega de sala é meio estranhão. Em muitos países são vistos como coisa ruim, e em outros lugares como Deuses. Porém, eles são iguais a nós, com um amor imenso para dar e para receber.

‘’Inclusão é uma atitude – uma que acolhe e aceita todos os indivíduos independentemente de qualquer e todas as diferenças, como um membro valioso de uma sala de aula, família, igreja, parque infantil, grupos de recreio, as comunidades e a sociedade.’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.1 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com