A Sintese do Livro: Entre Conceitos
Por: ba.vasconcelos • 10/9/2024 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 42 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS GARANHUNS CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA |
BÁRBARA VASCONCELOS PINTO MIRANDA
SINTESE- ENTRE CONCEITOS
Garanhuns-PE
2015
BÁRBARA VASCONCELOS PINTO MIRANDA [pic 2]
SINTESE- ENTRE CONCEITOS
[pic 3]
Garanhuns-PE
2015
Síntese- Entre Conceitos
Os textos abordados trazem conceitos sobre docência, educação, ensino entre outros onde visam a qualidade de vida na educação. Esses conceitos partem de dois pensadores da educação: Paulo Freire e Célestin Freinet. Ambos com seus pensamentos e divergências, porém que buscam contribuir para a melhoria da educação e dessa forma uma mudança na vida de todos. Traremos aqui os conceitos apontando suas diferenças.
Para Freire existem duas categorias quando se fala de educação; “ leitura do mundo” e “diálogo”, que juga ser indispensáveis em todo e qualquer planejamento educacional. O texto traz que com as novas demandas exigidas pela sociedade é necessário pensar em oportunidades de aprendizado que trazem consequências para toda escola. Diante de tantas transformações o papel do professor vai muito além de mediação, do conhecimento. O mesmo se torna um problematizador. Freire defende que o aluno necessita construir e reconstruir seu conhecimento a partir da sua ação. Para que isso ocorra é necessário que o professor seja investigativo, curioso. Deixará de ser um lecionador para ser um organizador de conhecimentos. Ele traz em seus livros a preocupação relacionado à profissionalização da docência contra a desvalorização da profissão.
Para ele a educação responde pela criação a liberdade de cada ser, onde a razão e emoção estão em equilíbrio e interação constante. Ele afirma que todo conhecimento é afetivo-cognitivo. Para Paulo Freire educar é sempre impregnar de sentido o que fazemos na vida cotidiana, é posicionar-se e não se omitir. Por tudo isso, traz a visão que ser professor é um privilégio e um profissional insubstituível. Paulo freire traz aqui a qualidade de vida relacionado ao permitir ter origens, história. A valorização do conhecimento de mundo do indivíduo, das vivencias deste que podem transformar a forma de aprender e ensinar. O professor que consegue ter essa visão consegue chegar mais perto do aluno e de fato cumprir seu papel.
Já Freinet defende o método natural com práticas de exercícios- livres. A posição de Freinet é contraria ao método tradicional da educação. Para ele, fazer deve vim antes do teorizar. Ele traz a escola atual como inimiga da tentativa e por isso é necessária uma nova forma de ensinar, menos autoritária e uma forma de aprender nada passiva.
Acreditava na força da experiência para estimular e promover o aprendizado o mesmo permitiu na elaboração de uma pedagogia sensível que respeitaria o método natural. A qualidade de vida abordada segundo Freinet, está na oportunidade de experimentar, vivenciar e permitir-se, onde o professor possui um papel importante e essencial nesse processo de ensino- aprendizagem.
...