A TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: marcelorabugento • 4/10/2020 • Relatório de pesquisa • 1.354 Palavras (6 Páginas) • 236 Visualizações
Acadêmico: Marcelo de oliveira RA: 1109574-5 |
Curso: Pedagogia |
Disciplina: TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Valor da atividade: 2,0 |
Prazo para postagem: de 24/08/2020 até 04/10/2020 às 23h59 – horário de Brasília. |
Orientações Gerais: Este formulário deverá ser utilizado para redigir sua resposta da atividade MAPA. A não utilização deste formulário implicará na nota. Atente-se às normas da ABNT: Utilize fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, alinhamento justificado e não redija seu texto em negrito. |
1) Título do jogo:
O JOGO DOMINÓ DE ADAPTADOS COMO RECURSO DIDÁTICO
2) Regras do jogo:
Definir critério para decidir a dupla a começar o jogo, um critério poderá ser o “par ou impar”, a dupla ganhadora.
Inicia o jogo colocando uma peça aleatoriamente na mesa, com a face virada para baixo e embaralha-las.
No caso de 2 jogadores, cada jogador pega 7 peças. No caso de 4 ou 5 jogadores cada um pega 5 peças.
As peças restantes ficam em um canto da mesa, pois podem ser utilizadas.
Uma pessoa sorteada inicia o jogo e assim por diante. Revelando uma peça.
Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça na mesa, de modo que as partes das peças que se encostam representem a mesma parte do todo considerado.
Caso o jogador não tenha peça para continuar o jogo, ele compra novas peças da mesa, até que possa jogar.
Caso não haja mais peças a serem compradas, o jogador passa a vez.
Ganha o jogador que terminar com as peças da mão, antes do(s) adversário(s). Caso o jogo "tranque", é possível "abrir", retirando a peça de uma das pontas e colocando na outra até que um dos jogadores consiga continuar o jogo. Vencerá a dupla que eliminar todas suas peças ou ficar com menor número de peças, quando não houver mais possibilidade de jogo com os restantes das peças. No final do jogo, o ganhador ganha 1 ponto, e em seguida podem recomeçar a brincadeira. E assim sucessivamente, até que faça pontuação o suficiente para que descubra quem é o vencedor final.
3) Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento e justificativa:
A aprendizagem através de jogos, como dominó, permite que o educando faça da aprendizagem uma ação interessante e prazerosa. Os jogos estão em correlação direta com o pensamento, ensinar de forma divertida as cores primaria aos menores. É o um jogo que pretende ser uma ferramenta didática. Ao mesmo que diverte, também ensina as noções básicas das cores, através do dominó podemos classificar e estabelecer relações em diferentes circunstâncias do contexto educacional. Os jogos estabelecem uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de entreter e de aperfeiçoar ao mesmo tempo. Desenvolve o prazer pelo estudo onde o aluno é levado a exercitar suas habilidades mentais e a buscar melhores resultados para vencer. O dominó é um jogo tradicional, coletivo e conhecido das crianças. As interações permitem momentos de comunicação e de construção de informações compartilhadas e a aprender por meio do uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, da audição, do paladar, dentre várias outras habilidades, Durante a educação infantil, é importante que a criança desenvolva as seguintes habilidades relacionadas às cores entre outros objetivos e algumas vantagens que podemos destacar sobre os dominós educativos, é que ele pode fazer com que a criança desenvolva diversas habilidades importantes para a vida enquanto se diverte, são elas:
- Estimular a aprendizagem de uma forma Lúdica;
- Incentivar a aprendizagem e a interação do jogo;
- Trabalhar hábito de realizar atividades em grupo já que é preciso mais coleguinhas para jogar;
- Aprender a seguir comandos, pois precisa respeitar as regras do jogo;
- Treinar a paciência, enquanto espera a sua vez de jogar;
- Desenvolver a organização, para poder gerir suas peças;
- Desenvolvimento da preensão;
- Identificar e reconhecer as cores;
- Nomear as cores;
- Exercitar o Raciocínio Logico e observar e traçar suas estratégias;
- Estimula a Motricidade;
- Coordenação Bi manual;
- Visualização de cores e identificação de objetos coloridos;
- Habilidades manuais para poder encaixar as pecinhas de forma alinhada;
- Percepção tátil e visual;
- Composição e Decomposição de Cores;
- Concentração;
- Aumentar o vocabulário e as formas de compreensão da realidade visual
- Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação;
- Aumenta seu contato social, exercitando a coletividade e a comunicação, Prática a coordenação motora fina;
- Inteligência emocional, ao ter de lidar com vitória e derrotas;
JUSTIFICATIVA
Ao aprender sobre as cores, as crianças ficam mais atentas ao universo colorido que está ao seu redor. A partir disso, passam a observar que determinadas coisas possuem cores específicas, como o azul do céu, a grama verde e o branco das nuvens. Ou seja, os pequenos passam a conseguir fazer associações de cores com objetos. Todos esses benefícios são possíveis também a partir de atividades específicas que a escola propõe para o ensino das cores na educação infantil.
Pois nos jogos temos regras, instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de preceitos e operacionalizações. As circunstâncias de jogo são ponderadas como parte das atividades pedagógicas, exatamente por serem informações que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, por isso deve utilizá-los em sala de aula. Paridade ou construção de material para laboratórios de ensino. São recursos atraentes e eficientes, que auxiliam os nossos educandos na arte da aprendizagem e na construção do conhecimento.
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