A Teoria da Aprendizagem significativa de David P Ausubel
Por: 57586993220 • 24/1/2022 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
VIDEO
A Teoria da Aprendizagem significativa de David P Ausubel.
Os objetivos centrais da teoria significativa apresentado por Ausubel são dois:
Apresentar os aspectos centrais da teoria da aprendizagem significativa de David P Ausubel e expor as contribuições deste modelo para o ensino e aprendizagem.
David Ausubel filho de imigrantes judeus, o pesquisador sofreu durante anos na escola e seu interesse pela forma como ocorre a aprendizagem é resultado deste sofrimento que ele passou nas escolas.
Para compreender a teoria de Ausubel precisamos saber o três tipos de aprendizagem:
COGNITIVA sendo a soma de informações que é organizado de conceitos gerais para conceitos específicos. O aprendiz ao invés de receber informação, ele vai procurara descobrir a informação.
Podemos destacar duas condições para uma aprendizagem significativa: O material aprendido precisa ter relação com os subsunçores e o aprendiz deve manifestar disposição para relacionar o novo material.
A aprendizagem significativa de Ausubel vai contra um ensino conteudista, que não desperta o interesse do aluno por não fazer relação com sua experiência de vida. A aprendizagem PROPOSICIONAL é a combinação e ralação de várias palavras de forma a produzir uma nova proposição.
Ausubel propõe a teoria da ASSIMILAÇÃO que é um processo que ocorre quando um conceito ou proposição potencialmente significativo é assimilado sob uma idéia ou conceito mais inclusivo na estrutura cognitiva.
A interação entre a nova informação e o conceito já existente gera um processo de mudança além de permanecer relacionadas. Podemos falar também de outro processo de assimilação que é o processo de assimilação OBLITERADORA( desaparecem pouco a pouco) que são as novas informações que tornam –se espontâneas e progressivamente menos dissociáveis de seus subsunçores até que não sejam mais reproduzidos como entidades individuais.
As formas de aprendizagem são:
Subordinada é quando a nova informação estabelecerá uma relação de subordinação presente na estrutura cognitiva.
Superordenada é o contrário da subordinada sendo a assimilação da estrutura cognitiva existente.
Combinatória é aquela que não consegue assimilar por subordinada e nem por superordenada
e sim por uso de analogia, ou seja, acontece uma combinação.
A diferenciação progressiva ocorre na aprendizagem por subordinação pois o conceito original será progressivamente modificado; a reconciliação integrativa as idéias estabelecidas na estrutura podem reorganizar e adquirir novos significados.
...