A Terapia assistida por animais
Por: Julianacanavez38 • 18/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.508 Palavras (7 Páginas) • 396 Visualizações
[pic 1]
Polo: sertãozinho
Curso: Pedagogia
Disciplina: Psicologia da Educação e Teoria da Aprendizagem/Redes sociais e comunicação
Aluna: Juliana Cristina Canavez
RA 1208375877
Desafio Profissional
Terapia Assistida por Animais na Educação
Tutora Virtual: Patricia Cindy Milleo Christofoli de Oliveira
Sertãozinho SP
25/09/2015
Introdução
Esse projeto tem por finalidade, identificar alunos com problemas de aprendizagem e comportamentais, definindo estratégias para a aplicação da Terapia Assistida por Animais como intervenção pedagógica.
Com esse objetivo será feita a apresentação do perfil da turma analisada, identificação de alunos com dificuldades em sala, implementação do projeto e análise de resultado.
A Terapia Assistida por Animais promove a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitiva através de processo terapêutico. Melhora a autoestima, coordenação motora, atenção e verbalização, faz a criança desenvolver o cuidado com si mesmo e eliminar comportamentos agressivos.
Segundo Levison, “diferentemente da relação que estabelece com a boneca, a criança pode conceber o animal como parte de si mesma, de sua família, capaz de passar pelas mesmas experiências que vive”.
“A terapia utiliza animais em atividades para desenvolver o início de um relacionamento, proporcionando entretenimento, motivação e informação com o intuito de melhorar a qualidade de vida.” (DOTTI, 2005)
Cães são os animais mais utilizados na TAA, devido ao seu fácil adestramento e maior aceitação por parte das pessoas, porém podem ser utilizadas várias espécies como gato, cavalo, tartarugas, coelhos, golfinhos, entre outros.
Durante a TAA há produção e liberação do hormônio endorfina no corpo do paciente, o que resulta de bem estar e relaxamento assim como diminuição na pressão arterial e no nível do hormônio cortisol. (DOTTI, 2005)
“Percebi que os remédios nem sempre vinham em frascos, mas também em quatro patas.” (Dr. William Thomas, 1994)
A utilização de animais em terapia exige alguns cuidados, como prevenção de doenças, vacinação, acompanhamento veterinário e presença do adestrador para evitar acidentes desnecessários.
Mapeamento do perfil da turma
Nome da escola: EMEF. Maria Auxiliadora | ||
Ano ou série: 1º ano | ||
Número de alunos 23 | Meninos 12 | Meninas 11 |
Descrição do perfil da turma | ||
Crianças entre 5 e 6 anos em desenvolvimento escolar. Com relação á aprendizagem, excluindo 3 alunos, encontram-se em níveis semelhantes de saberes. Apresentam boa oralidade e coordenação motora nas atividades. Percebe-se alguma timidez no convívio com os demais, porém quando estimulados socializam-se bem em atividades de grupo. Em uma turma com 23 alunos, somente 3 apresentam problemas de aprendizagem e comportamental, verificando a necessidade de intervenção pedagógica mais apurada. |
Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais
Observando a turma, foi identificado dois alunos com problemas comportamentais.
Emily Cristine Matos, 6 anos, apresenta comportamento hostil e agressivo direcionado aos seus colegas ,de forma verbal e física, tem ataques de birra e não aceita as regras impostas .
Kesley Leite, 6 anos, problemas relacionados aos seus hábitos mostram que a criança não tem asseio pessoal, se recusa em escovar os dentes após as refeições, não gosta de lavar as mãos e está sempre roendo as unhas.
Mapeamento das dificuldades de aprendizagem individuais
Também verificamos um aluno com dificuldades na aprendizagem.
José Carlos Almeida, 6 anos, aluno apresenta dificuldades para entender e seguir tarefas e instruções, não consegue manter o foco na aula dispersando sua atenção em outra coisa qualquer ao seu redor. Percebe-se certa irritabilidade e excitação nas tentativas de terminar um exercício e se recusa á interagir com outros colegas nas atividades propostas demonstrando baixa autoestima.
Implementação do projeto
Para esse projeto, escolhemos Thor, um cão Labrador Retriever,1 ano, macho, castrado, com todas as vacinas e consultas veterinárias em dia, que apesar do seu tamanho não apresenta nenhuma agressividade e tem alta tolerância com toques e manuseio.
O cão será inserido em ambiente escolar duas vezes por semana, por seis meses, acompanhado do veterinário e adestrador da instituição responsável pela aplicação da TAA (Terapia Assistida por Animais).
No primeiro momento, serão aplicadas atividades lúdicas e descontraídas onde as crianças poderão satisfazer suas curiosidades em relação ao animal.
...