A Utilização de Recursos Metodológico no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática
Por: Welida Lopes • 3/9/2016 • Projeto de pesquisa • 336 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
Welida Lopes Vieira da Silva
A utilização de recursos metodológico no processo de ensino e aprendizagem da matemática
São Paulo
2016
Desenvolvimento
O professor de matemática pode usar vários recursos metodológicos no processo de ensino de sua matéria, como por exemplo: jogos; informática; modelagem da matemática; etnomatemática; resolução de problemas; história da matemática;
Vamos falar um pouco de cada um desses recursos e o que cada um ajuda no processo de ensino-aprendizagem.
Através dos jogos o professor pode trabalhar a integração, a cooperação, competição, a concentração dos alunos. Outro motivo para inserir os jogos nas aulas de matemática é a possível diminuição de bloqueios apresentados por alunos sobre a matemática. Mas a principal função dos jogos é a estimulação na resolução de problemas.
Na informática, seu uso constante é práxis, é um caminho mais tranquilo no desenvolvimento do aluno. Pode ser usado como recurso visual, com a função de ampliar o aprendizado. Lembrando que esse recurso não pode substituir a mediação do professor no processo de ensino-aprendizagem.
Modelagem matemática estimula na construção mental, ou seja, um conhecimento estruturado da disciplina. Com a modelagem matemática o professor propõe aos alunos habilidades de análise, formulação de hipóteses, validação de conceitos matemáticos e a organização lógica de conhecimentos matemáticos.
A proposta de trabalho de etnomatemática, requer uma preparação maior do professor, pois tem como objetivo a valorização matemática nos diferentes grupos sociais. Propondo que a matemática seja utilizada como ponte de partida para o ensino formal.
Com resolução de problemas, a aplicação pode ser feita com objetivo de resolvê-los. Para chegar ao resultado final devemos usar várias estratégias que facilitam na resolução, estratégias como: compreender o problema, ver como os diversos itens estão inter-relacionados, executar o plano, e fazer um retrospecto da resolução completa.
A história da matemática serve como motivação para os diversos conceitos matemáticos. Esse estudo está ligado em etnomatemática, pois revelam desenvolvimentos matemáticos em diferentes grupos culturais e históricos.
Referência:
D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasilia. 1989. P. 15-19. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Artigo_Beatriz.pdf>. Acessado dia: 13 de abril de 2016.
...