A evolução da educação no município
Por: rosileneloiola • 4/5/2024 • Relatório de pesquisa • 1.054 Palavras (5 Páginas) • 48 Visualizações
A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICIPIO DE JOSENÓPOLIS NAS ÙLTIMAS DÉCADAS.
Conhecer a história da cidade e seu processo constitutivo é saber que cada indivíduo faz parte deste processo como ser ativo. É o caminho para a criação de uma identidade, primeiramente para com o seu local, depois regional e finalmente atingir a identidade nacional. Devemos conhecer a história da nossa cidade, pois é nela que vivemos, nos tornamos cidadãos e, muitas vezes, passamos toda a nossa experiência de vida nessa mesma cidade.
Falar da evolução da educação no município é muito gratificante. O nosso município passou por diversas mudanças, desde a sua emancipação em 22/12/1996 até nos dias atuais.
A situação educacional da cidade era realmente precária, contava com apenas uma unidade de ensino da rede estadual de Minas Gerais que ofertava o Ensino Fundamental da 1ª à 8ª série, a Escola Estadual Juca Maria. Os nossos munícipes que pretendiam dar continuidades aos estudos tinham que deslocar para outros municípios que ofertavam o Ensino Médio. O índice de analfabetismo no município era muito alto, pois os alunos da zona rural não tinham oportunidades de estudo e em apenas algumas comunidades ofertava de forma precária, o ensino multisseriado, com professores sem formação em nível médio, a merenda muitas vezes nem eram servidas, as casas onde aconteciam as aulas eram cedidas pelos próprios moradores das comunidades rurais.
Como a emancipação da cidade de Josenópolis, passou a exigir níveis maiores de escolarização da população, algo que se poderia configurar como um fator de travamento do processo de modernização e desenvolvimento do município. E um dos principais problemas relacionados à capacidade de responder à crescente demanda por escolarização na cidade, era o déficit de professores habilitados.
No final de 1997 houve a municipalização dos anos iniciais e em 1998 aconteceu a implantação do ensino médio de forma itinerante, porém a maioria dos professores não possuíam habilitações especificas e a falta de professores eram constantes.
O prefeito, Gumercino José Pestana, pensando do desenvolvimento do município, firmou parceria com o Colégio Presbiteriano de Salinas/MG, investindo na formação de professores, que atuavam de forma precária na rede municipal de ensino, com o curso técnico em Magistério. Expandiu o ensino nas comunidades rurais, aumentou a oferta de matriculas construindo 14 escolas no campo, ofertando os anos Iniciais do Ensino Fundamental multisseriado e uma escola núcleo no centro da cidade, Escola Municipal Manoel José Lino.
Para garantir o acesso e permanência nas escolas, a Prefeitura de Josenópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação garante o transporte gratuito destinado aos alunos das Unidades Educacionais do Campo, que, além dos recursos do próprio do Município, são utilizados recursos advindos do Programa Nacional do Transporte Escolar (PNATE) do governo federal e Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE) governo estadual. De acordo com a Constituição Federal de 88, o estudante de escola pública tem o direito ao transporte escolar. A Lei nº 9.394/96, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reforça que o Estado/Município deve garantir material didático, alimentação, assistência à saúde e transporte.
Outro importante registro nos últimos anos, foi a pactuação com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – campus Salinas/MG, a oferta de cursos técnicos – PRONATEC e MEDIOTEC nas modalidades concomitantes e subsequentes para os nossos munícipes. Os cursos técnicos desempenham um papel fundamental na capacitação profissional em nível global, refletindo-se diretamente na economia local e nacional, contribuindo para a preenchimento de lacunas de competência, impulsionando o progresso tecnológico e elevando a qualidade de vida das comunidades. E também a pactuação do Polo ALFAUNIPAC que oferta o ensino superior, Licenciatura em Pedagogia e administração, no nosso município.
A educação pública de Josenópolis melhorou muito nos últimos anos, tanto na forma de ensinar como nas estruturas físicas das escolas, demonstrando que vem investindo em medidas que fortalecem e impactam tanto o desenvolvimento econômico quanto social, no âmbito educacional.
- Cobertura 100% do transporte escolar nas comunidades rurais, garantindo o traslado dos alunos com segurança e conforto;
- Os alunos também recebem material escolar com mochila e todos os itens necessários, de acordo com a idade;
- Alimentação de qualidade, preparada com orientação e acompanhamento de nutricionistas, utilizando produtos da agricultura familiar. Para muitos alunos essa é a principal fonte de alimentação e com todo o cuidado para que seja adequada, nutritiva e gostosa.
- Para equiparar o nível de aprendizagem as escolas municipais também disponibilizam aulas de reforço e atividades no contraturno, reduzindo a defasagem e oportunizando o desenvolvimento a todos os alunos.
- Também foram ampliadas as vagas na Educação em tempo integral. Inicialmente com 2 turmas de 1º e 2º ano, atendendo 30 alunos.
- Ampliação de vagas da Educação Infantil na Comunidade de Vila Nova;
- Construção de quadra Poliesportiva na Comunidade de Vila Nova e o Estádio Municipal Gumercino José Pestana, na sede do município, fomentando a prática de esportes, garantindo que todas as crianças tenham acesso ao ensino de qualidade;
- Investindo fortemente na qualificação profissional e na melhoria da estrutura e dos serviços, para atrair e manter os alunos na escola.
O município de Josenópolis/MG, representa um exemplo significativo do esforço pela construção de um sistema municipal de ensino, numa realidade marcada pela descentralização no contexto nacional e pela divisão de responsabilidades no nível estadual. Entendemos que as preocupações municipais para a organização do ensino público em Josenópolis, dados a extensão dos aspectos tratados nas leis, os princípios contidos e a determinação da edilidade na busca desse fim, consolidam um esforço amplo de racionalização que nos permitimos chamar, ainda que num nível preliminar, de sistema de Ensino.
...