A importância da didática no ensino nas matérias especificas
Por: nara1998 • 21/8/2017 • Resenha • 454 Palavras (2 Páginas) • 774 Visualizações
A importância da didática no ensino das matérias especificas
Nos dias atuais a educação, principalmente na do ambiente escolar, a palavra didática é bem presente no dia a dia, pois é usada em: livros didáticos, materiais didáticos, projetos didáticos e a própria didática é usada como um instrumento que qualifica o trabalho do professor em sala de aula. Tanto que é comum ouvir entre os alunos que o professor fulano é bem melhor que o professor ciclano, pois tem uma didática melhor.
Mais para as teorias da educação, ela é mais do que um termo que diferencia um bom de um mal professor ou para indicar os materiais utilizados na escola. Essa palavra é de origem grega e foi instituída no século 16 como “ciência reguladora do ensino". Mais tarde Comenius atribuiu definido como a “arte de ensinar”.
Assim como em outras matérias, é necessário uma renovação na didática do ensino de Física, para assim termos uma aprendizagem significativa no ensino médio. Atividades como aulas práticas ou experimentos ajudam e facilitam o aprendizado do aluno principalmente nos níveis iniciais. Este fato está embasado na abordagem comportamentalista, que assume que o aprendizado se dá por meio das experiências (GOMES). Os PCNs apontam para a necessidade de “rediscutir qual física ensinar para possibilitar uma melhor compreensão do mundo e uma formação para a cidadania mais adequada” (Brasil, 1999, p.230). Com isso, o processo de aprendizagem é desenvolvido de forma refletida e paralela com os avanços científicos e tecnológicos. E para isso o professor deve participar continuamente de programas de formação, para se manter atualizado e assim dar aula cada vez melhores. “É necessário mostrar na escola possibilidades oferecidas pela física e pela ciência em geral como forma de construção de realidades sobre o mundo que nos cerca” (PIETRECOLA, 2001, p.31)
Um professor que tem uma boa didática necessita aprender a cada dia como lidar com a subjetividade do aluno, sua linguagem, suas percepções e sua prática de ensino. Sem essas condições o professor será incapaz de elaborar problemas, desafios, perguntas relacionadas com os conteúdos, pois essas são as condições para que haja uma aprendizagem significativa. No entanto para que o professor atinja efetivamente seus objetivos, é preciso que ele saiba realizar vários processos didáticos coordenados entre si, tais como o planejamento, a direção do ensino da aprendizagem e da avaliação (LIBÂNEO, 1994).
...