A importância da musica e a dança na educação infantil
Por: silvanase • 24/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.203 Palavras (13 Páginas) • 518 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ANA PAULA FERREIRA BARBOSA DUTRA
PATRÍCIA XAVIER DA SILVA
SILVANA SEBASTIANA FERREIRA
A importância da musica e a dança na educação infantil
Campo Novo do Parecis
2016
ANA PAULA FERREIRA BARBOSA DUTRA
PATRÍCIA XAVIER DA SILVA
SILVANA SEBASTIANA FERREIRA
A importância da musica e a dança na educação infantil
Trabalho apresentado ao Curso Licenciatura em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Arte, Educação e Música; Organização e Didática na Educação Infantil; Ludicidade e Educação; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Infância e suas linguagens; Seminário Interdisciplinar.
Professores: Tatiane Mota Santos Jardim; Edilaine Vagula; Jackeline R. G. Guerreiro; Adriana Haruyoshi Biason; Patrícia Alzira Proscêncio; Natalia Gomes dos Santos; Luciane Guimarães B. Bianchini.
SUMÁRIO
01 INTRODUÇÃO................................................................................................04
02 DESENVOLVIMENTO.....................................................................................08
03 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................09
04 REFERÊNCIAS...............................................................................................10
01 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é identificar a perspectiva na Educação Infantil tendo como pesquisa as múltiplas linguagens: gestos, brincadeiras, dança música.
Os mesmos buscam por crescimento integral das crianças, de forma significativa e para isso levam em consideração as contribuição e benfeitoria da múltipla linguagem. Estaremos abordando o estudo monográfico trata-se da construção de um estudo bibliográfico sobre a temática, investigando suporte metodológico para dar aos professores de Educação Infantil uma proposta educativa pautada nos valores morais éticos, afetivo através das brincadeiras e jogos infantis.
A proposta é organizar e garantir o direito da criança brincar nunca deixando de cumpri nosso papel ético, social educativo.
Abordaremos sobre A importância da musica e a dança na educação infantil, estabelecendo a finalidade das qualidades imaginaria dos alunos por meio do lúdico.
02 DESENVOLVIMENTO
.
Neste trabalho buscamos apresentar o processo de capacitação de educadores e como este pode contribuir apontando caminhos ligados para o acolhimento do espaço lúdico- pedagógica no âmbito da educação Infantil analisamos, os conhecimentos e a capacidade de se comunicar e refletir sobre sua prática envolvendo os docentes rumos à construção do saber capacitando o brincar como forma de aprender ensinar e desenvolver os aspectos físicos, psicológicos da prática educativa.
A construção da capacidade de criação na infância é uma forma da criança manifestar a sua compreensão da realidade que o cerca, de exercitar sua inteligência ao criar, alterar, organizar e reorganizar elementos plásticos, é uma construção do ser humano. Na sua interação com o mundo, ela vivencia inúmeros contatos com experiências estéticas que envolvem ideias, valores e sentimentos, experiências estas que envolvem o sentir e também o pensar e o interpretar. Portanto a linguagem visual faz parte da formação integral do indivíduo e não pode ser desconsiderada no contexto da educação infantil (MORENO, 2007, p.44).
No processo de criação, a criança faz escolhas, envolvendo suas experiências pessoais, ou seja, ao criar tem-se como fundamento realizar uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem no cotidiano da Educação Infantil permeada pela brincadeira. Esta é de grande relevância deixando marcas no indivíduo para e resto da vida. Numa perspectiva prática, busco subsídios para a compreensão do ato de brincar.
A metodologia utilizada é fruto de pesquisa bibliográfica, que delineia como elemento primordial a e possibilita a articulação entre a teoria e a prática, visando à transformação do real, O educador que exerce com crianças de 0 a 5 anos precisa ter uma postura que analisa o compreender a complexidade da característica infantil e estabelece a finalidade das qualidades imaginaria dos alunos por meio do lúdico.
O pedagogo também precisa produzir apreciar, refletir a arte para compreender e se aproximar do mundo de seus alunos, possibilitando o desenvolvimento do senso critico.
Dança e musica na vida da criança estimulam are do celebro ampara o entendimento aumentado à sensibilidade do raciocínio para concentração, e condenação motora. Porem ajuda expressão da emoção auxiliam na convivência entre outras crianças. Dança embora e inserido na educação infantil, favorece um conhecimento para criatividade para liberação de imaginação da criança a dança pode se expor atividade lúdica como jogos e brincadeiras e musica na educação ela proporciona estimular o raciocínio com habilidade desenvolver melhor sua aprendizagem com experimentando a sensações e movimento, como ouvir as canções na sala de aula como brincar de roda a musica esta sempre presente em nossa vida.
Precisamos entender que a educação musical não visa à formação do músico profissional. Um professor que canta com seus alunos sala de aula está oferecendo
...