A importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a democratização do ensino no Brasil.
Por: Jessica_card1 • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 390 Palavras (2 Páginas) • 6.506 Visualizações
A importância do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova para a democratização do ensino no Brasil.
O Movimento da Escola Nova, que almejava a renovação do ensino, surgiu no final do século XIX, especialmente forte na Europa e na América. O escolanovismo no Brasil desenvolveu-se, na primeira metade do século XX, sobre importantes impactos de transformações econômicas, políticas e sociais. O movimento surgiu em um momento nacional quando lutas por mudanças educacionais eram necessárias; a educação passava por um regime de controle pelos católicos Jesuítas, onde a educação era utilizada para fins políticos e religiosos.
Nesse contexto, o escolanovismo deu início à democratização do ensino, acreditando que a educação era verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, capaz de formar cidadãos aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade. No século XX, em 1932, é publicado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, o movimento foi um “divisor de águas” para a educação, pois representa a esperança de transformação da sociedade por meio de um ensino mais ativo e funcional. Suas propostas para a educação eram: Escola obrigatória, laica e gratuita, sem discriminação de gênero ou de classe. Destacava ainda que era preciso investir nos professores; remuneração e prestígio indispensáveis aos educadores. Reivindicava que a Educação se tornasse obrigação do Estado, para que desta forma, todo cidadão, independente de sua classe social tivesse direito a uma educação desde as séries iniciais até a formação superior.
O manifesto dos pioneiros da educação nova representa a democratização do ensino no Brasil, pois, após a implantação do manifesto, durante o Governo de Getulio Vargas, o Estado assume a responsabilidade da educação e cria o Ministério da Educação e o plano de estruturação das Universidades, sob o comando do então recém-nomeado ministro Francisco Campos, adepto da Escola Nova, as ideias de modernidade, organização educacional e igualdade de oportunidades são disseminados em âmbito nacional. Então, apesar de ter sido promulgado na década de 30, o manifesto é um documento útil que serve como base para as questões socioculturais e políticas atuais. Através dos objetivos traçados pelo manifesto a educação no Brasil superou a discriminação e o caráter antidemocrático do ensino brasileiro, que destinava a escola profissional para os pobres e o ensino acadêmico para as elites e tornou a escola acessível em todos os graus e para todos.
...