A importância da Literatura Infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças de 3 a 5 anos
Por: 111113 • 12/12/2016 • Trabalho acadêmico • 655 Palavras (3 Páginas) • 1.578 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Graciane Duarte da Fonseca
RU.: 1249801
- TEMA
Literatura Infantil 3 a 5 anos
- DELIMITAÇÃO DO TEMA
A importância da Literatura Infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças de 3 a 5 anos.
- PROBLEMATIZAÇÃO
Como a Literatura infantil pode agregar valores e conhecimentos ao aprendizado dos alunos de 3 a 5 anos? E qual o papel da escola e da família em auxiliar na formação da criança através da leitura? Até onde a tecnologia interfere na aprendizagem deixando de fazer uso dos livros?
- JUSTIFICATIVA
A escolha do tema permite mostrar a importância da literatura na vida da criança de 3 a 5 anos, trazendo o hábito pela leitura e também a representação da imaginação (Dias,2010). A contribuição da leitura no processo ensino aprendizagem e o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e a formação do indivíduo crítico na sociedade.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Desenvolver a necessidade e a relevância em se trabalhar a Literatura Infantil de 3 a 5 anos, estabelecendo vínculos entre a leitura, a criança e o adulto, e trabalhar a imaginação e a criticidade do aluno.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular a criatividade e o prazer pela leitura
- O contato da criança com o livro
- Utilização de diferentes linguagens e a amplitude da interpretação
- Imaginação e realidade
- Proporcionar desenvolvimento da habilidade e criticidade
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Foi no final do século XVII que os primeiros livros de educação infantil foram escritos, mas não tinham uma utilidade literária. A partir do século XVIII foi lançada uma nova literatura, a Literatura Infantil onde as crianças passaram a ser realmente reconhecidas (Gomes, 2011).
Segundo Castro (2008) “havia poucas histórias que falavam da vida de forma lúdica. Hoje a literatura infantil traz grandes benefícios à criança em seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo.” No decorrer dos anos a educação vem se preocupando em contribuir para formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade (Castro, 2008). Sendo assim a escola busca conhecer e desenvolver na criança as habilidades da leitura e da escrita. É através da leitura que a criança consegue despertar sua imaginação e sua criatividade e assim formar um leitor crítico e reflexivo (Gonzaga, 2013).
A Literatura Infantil auxilia e facilita a aprendizagem bem como desenvolve a imaginação, a criatividade e o prazer pela leitura, despertando também a curiosidade da criança, possibilitando uma apropriação lúdica da realidade, também da ficção, a descobrir o prazer que o texto literário expressa (Matheus, 2014).
Sendo assim é dever do professor despertar o interesse dos alunos pela leitura desde o início das aulas, pois é desde cedo que as crianças devem ter contato direto com os livros, aprendendo a trabalhar e a interpretar a sua textualização (Nogueira, 2015).
...