TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do brincar na Educação Infantil

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a importância do brincar e da literatura na Educação Infantil. Foi examinado como conscientizar os docentes sobre a importância das brincadeiras e da contação de histórias e como retomar o lúdico nas instituições.

Está organizado em dois passos, sendo o desenvolvimento e considerações finais.

O primeiro passo compõe o desenvolvimento onde relata o tema do trabalho, o problema identificado, objetivos a serem alcançados, justificativa da importância das brincadeiras, ações e estratégias para esclarecer aos professores sobre o tema, os materiais que serão utilizados pelas crianças na brinquedoteca e avaliação das ações que foram desenvolvidas. E por fim, as considerações finais onde apontamos a importância do lúdico no espaço escolar.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 TEMA

A importância do brincar e da literatura como prática educativa na Educação Infantil.

2.2 PROBLEMA DETECTADO

O lúdico e a contação de histórias são importantes para as crianças? Como estes métodos podem agregar no aprendizado da criança? Há como trabalhar o conteúdo através destas ferramentas?

Cada vez mais as pesquisas nos mostram que as brincadeiras e a leitura que beneficiam no desenvolvimento da criança, estão se reduzindo no espaço escolar, deduzindo assim que os docentes não buscam inserir essas ferramentas em seus conteúdos, portanto a questão a ser trabalhada é como conscientizar os professores de que as brincadeiras e a leitura são essenciais para o crescimento saudável da criança.

2.3 OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS

• Conscientizar os professores sobre a importância do brincar e da leitura

• Explicar que o lúdico e a contação de histórias são essenciais no processo de ensino-aprendizagem

• Apresentar fatores que através do ato de brincar e de ler histórias, levam ao desenvolvimento afetivo, mental e social.

• Restaurar o lúdico no processo de ensino

2.4 JUSTIFICATIVA

Brincar é uma atividade essencial para crianças pois garante divertimento, alegria e aprendizagem. É brincando que elas descobrem o mundo, refletem sobre respeito, diferenças e companheirismo, aprendem a partilhar e socializar, desenvolve o senso crítico e criativo, se comunicam e se inserem em um contexto social. Brincar é um direito da criança, além de ser fundamental para seu desenvolvimento, por isso as escolas de ensino infantil devem dar a devida atenção a essa atividade, então é preciso que seja disponibilizado um espaço apropriado, com materiais de qualidade e que estimulem a criatividade.

Para Vigotski (2007), ‘’a criança ao nascer já está imersa em um contexto social, e a brincadeira se torna importante para ela justamente na apropriação do mundo, na assimilação dos conceitos desse ambiente externo que a cerca’’.

A brinquedoteca complementa a escola. O desenvolvimento social da criança acontece com mais facilidade na brinquedoteca, como por exemplo, dividir os brinquedos, se relacionar com os amigos, aumentar a afetividade, etc. Elas aprendem por intermédio de suas próprias experiências, que elas escolheram fazer.

Segundo a teoria de Vigotsky (2006), aprendizagem e desenvolvimento não são sinônimos. Para o autor, a aprendizagem de uma criança e seu desenvolvimento está ligada entre si desde os seus primeiros anos de vida; a aprendizagem deve ser coerente com o desenvolvimento da criança, a capacidade de aprender está relacionada com a zona de desenvolvimento em que a criança se encontra. Ao mesmo tempo, a aprendizagem estimula processos internos de desenvolvimento, criando zonas de desenvolvimento proximal. “[...] a aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem da criança conduz ao desenvolvimento mental [...]” (VIGOTSKY, 2006, p.115).

Para Vigotsky, a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, já para Piaget, o desenvolvimento é interno e aprendizagem é externo.

2.5 DEFINIÇÕES DE AÇÕES E ESTRATÉGIAS

• Expor aos professores as considerações que foram feitas pela coordenadora pedagógica a respeito de não estarem assumindo uma postura lúdica com os alunos.

• Apresentar aos docentes o vídeo: ‘’A importância do brincar’’ – Profª. Drª Tizuko Morchida.

• Discutir sobre o aprendizado das crianças através das brincadeiras.

• Apresentar aos docentes o vídeo: ‘’Você sabe o que é brinquedoteca?: O mundo mais criança’’ – Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira.

• Refletir sobre o conceito e a importância da brinquedoteca nas escolas e o desenvolvimento e autonomia que este espaço propõe.

• Apresentar aos docentes o vídeo: ‘’ Leitura para bebês 0 a 3 anos’’ – Nova Escola

• Discutir sobre os interesses das crianças para a leitura e contação de histórias e o aprendizado da linguagem e cultura através desta.

• Debater sobre os estudos realizados.

2.6 MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

Os materiais a serem utilizados nas brincadeiras, leitura e contação de histórias no espaço da brinquedoteca serão:

• Tapete infantil (amarelinha e alfabeto)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com