A importância do lúdico na educação infantil
Por: manu2905 • 19/2/2022 • Monografia • 4.681 Palavras (19 Páginas) • 227 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGOGIA
MANUELLE MARQUES PINTO
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO GONÇALO
(2021)
MANUELLE MARQUES PINTO
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como exigência da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientadora: MARÍLIA CAMMAROSANO
SÃO GONÇALO
(2021)
Resumo
O presente trabalho tem como tema norteador a importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem na Educação Infantil. Nas relações pedagógicas professor-aluno, apontando para o fato de que o lúdico, jogos e brincadeiras tornam a aprendizagem mais prazerosa para o aluno, podendo até determinar o sucesso da criança em determinadas atividades e que venha refletir de forma positiva em sua vida futura.
Este trabalho trata-se de uma pesquisa realizada com professores (as) da Educação Infantil e teóricos que abordam o tema.
Atualmente na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o assunto tem sido muito abordado, mostrando a necessidade de se trabalhar com a ludicidade os temas sugeridos, pois é através de jogos e brincadeiras que a criança desenvolve sua mente e seu corpo.
Esta pesquisa tem o intuito de demostrar que o brincar não é algo que tem como finalidade somente a distração da criança, mas que é vital para seu desenvolvimento pleno.
Palavras-chave: lúdico, jogos, brincadeiras.
- Introdução
A primeira atividade que a criança faz é a brincadeira. É por meio dela que ela será estimulada pelo mundo que a cerca. É o por ela que se inicia uma série de outras atividades lúdicas, que são desencadeadas à medida que se transformam em ação, tornando-se um caminho para aprendizagem e percepção entre o eu e outro.
Atualmente, jogos e brincadeiras são utilizadas para o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Muitos tem sido os estudos e projetos desenvolvidos para demostrar a importância da contribuição da utilização do lúdico nos métodos pedagógicos para o desenvolvimento das crianças da educação infantil.
Segundo o dicionário Michaelis o conceito de lúdico é “1- relativo os jogos; 2- relativo a qualquer atividade que diverte; 3- relativo a brincadeiras e divertimentos, como instrumento educativo. ” Ludicidade em si não é um método de ensino, no entanto, um método de ensino pode ser lúdico. Uma atividade para ser lúdica precisa estimular o cérebro provocando prazer na criança enquanto ela brinca.
Como as brincadeiras e jogos já fazem parte do cotidiano da criança, tornam então o aprendizado mais livre e prazeroso para os envolvidos. A escolha deste tema se deu pela observação do cotidiano no ambiente escolar, e é de grande relevância, pois leva a percepção do lúdico como facilitador do processo de ensino/aprendizagem.
O presente artigo tem por finalidade a colaboração e reflexão de como a utilização de brincadeiras, jogos e brinquedos apropriados acrescentam no desenvolvimento infantil e que, utilizando de atividades lúdicas podemos alcançar de forma mais agradável para as crianças a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de novas habilidades. Pois através do brinquedo, brincadeiras e jogos que a criança se expressa, experimenta e se comunica.
Visa também promover a conscientização do educador sobre o importante papel da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem na Educação Infantil. “Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la. Observá-la enquanto brinca. O brilho nos seus olhos, a mudança de expressão do rosto. ” (MOREIRA, 2008, p 20).
2. Metodologia
Para a produção deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa qualitativa com professores que atuam no seguimento abordado no tema. Utilizando as teorias de Vygotsky (1992), Piaget (1992), Freire (2014), Cortella (2014) entre outros que valorizam o lúdico como forma de ensino na educação infantil, para melhorar o aprendizado dos alunos.
Para nortear o trabalho do professor em desenvolver a prática da ludicidade em sala de aula, foi realizado um estudo de campo, pesquisa qualitativa através de questionário aplicado aos professores do seguimento, sobre qual a importância do lúdico no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e pesquisa bibliográfica.
A pesquisa de campo foi realizada na educação infantil no Colégio Colabore[1], uma escola particular localizada no município de Niterói (RJ). No local foi possível observar a utilização da ludicidade através da aplicação de atividades e projetos pedagógicos que visavam o pleno desenvolvimento da criança de forma agradável para a mesma.
Na mesma escola foi aplicado o questionário aos professores, que atuam como professores dos grupos 1, grupo 2 e grupo 3 e com o professor de Educação Física das etapas da educação infantil. Foi aplicado no mês de agosto de 2021.
A pesquisa bibliográfica deu-se através de busca em sites na internet entre os meses de setembro e novembro de 2021 e na biblioteca da Universidade Estácio de Sá, unidade de Alcântara, em agosto de 2021.
- Revisão bibliográfica
No ponto de vista atual sobre os jogos e brincadeiras infantis tem levado cada vez mais educadores a estimularem a utilização destes recursos pedagógicos como forma de possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Pesquisadores veem a ludicidade como uma ferramenta pedagógica significativa e de imenso valor social.
A utilização de atividades lúdicas auxilia no desenvolvimento e crescimento do nível de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil. Deve-se ter em mente atividades que estimulem atenção, concentração, criatividade e que sejam significativas para elas. Procurando usar os cinco sentidos do corpo, pois uma atividade para ser lúdica precisa de três estímulos sensórias diferentes, no mínimo. De acordo com Piaget (1998) “... a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa. ”
...