A ludicidade e o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional da criança.
Por: LiFormes • 17/3/2017 • Monografia • 1.696 Palavras (7 Páginas) • 2.198 Visualizações
Capitulo 2
A ludicidade e o desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional da criança.
O lúdico tem necessidades que vão além do brincar, envolve também o lado cognitivo, emocional e afetivo da criança, pois será através de jogos e brincadeiras que crianças introduzidas na educação infantil irão desenvolver o aprendizado, melhorando assim a interiorização dos conteúdos e objetivos de cada assunto apresentado, o lúdico presente nas aulas ajuda também na melhora da concentração com o uso dos jogos, por exemplo, tornando-se de grande contribuição didática para a qualidade do ensino.
Ela também pode ser uma grande ferramenta no momento em que uma criança se encontra com dificuldades para aprender, pode ser usada para melhorar o aprendizado superando esses problemas.
A afeição e o emocional da criança são desenvolvidas através do lúdico, pois quando uma criança brinca expressa seus sentimentos internos diminuindo a distância que existe entre um ela e um adulto, fazendo com que afeto e o emocional dela se aflorem e se desenvolvam, contribuindo para que o professor tenha um vinculo com o pequenino e assim possa identificar possíveis problemas envolvendo-a resolve-los, melhorando o desempenho da criança em todos os aspectos.
Entre as brincadeiras conhecidas está o faz de conta que é uma maneira de se interiorizar as regras presentes na sociedade e desenvolver a moralidade, o que na fase da Educação Infantil é muito importante, pois é a base pra toda e qualquer educação que virá nos anos seguintes, por isso se faz necessário que professores estimulem esse tipo de brincadeira, utilizando também na sala de aula, como confirma Kishimoto:
[...] O faz-de-conta permite não só a entrada no imaginário, mas a expressão de regras implícitas que se materializam nos temas das brincadeiras. É importante registrar que o conteúdo do imaginário provém de experiências anteriores adquiridas pelas crianças em diferentes contextos(KISHIMOTO,2001,p.39).
Jogos de faz de conta são aqueles que estimulam a imaginação e a criatividade da criança, por isso são importantes, podemos usar como exemplos brincadeiras de “casinha”, “boneca”, “jogos de construção”, todos os tipos que levam o aluno para aproximação com a realidade e a sociedade atual.
O estimulo cognitivo também é de suma importância na Educação Infantil, para que criança desenvolva o requisito necessário para a próxima fase escolar, mas para que o aprendizado aconteça precisa-se de motivação, a ludicidade se encaixa perfeitamente nesse papel, pois de forma prazerosa produtiva e faz com que o aluno associe o aprender com a diversão, trazendo mis dedicação de sua parte para com os estudos, passando a mensagem de que o aprendizado pode ser muito prazeroso.
A motivação funciona como o elemento principal para que exista uma educação de qualidade, o lúdico pode ser usado para esse fim, trazendo melhores resultados para os objetivos que os professores desejam alcançar com seus alunos, através das brincadeiras virá o desenvolvimento cognitivo afetivo e emocional nos pequenos, então se faz importante o atento cuidado dos formadores em obter êxito nessa tarefa, pois objetivo da ecoa é formar cidadãos, fazendo com que este seja capaz de se integrar na sociedade e alcançar sucesso em sua vida.
Segundo Piaget, a socialização é importante para que o aluno desenvolva sua identidade, onde se encaixa também o cognitivo, afetivo emocional , formando os conceitos morais em cada um, como defende Piaget “as influências do meio sobre o desenvolvimento moral são definidas pele extensão e qualidade geral do estímulos cognitivos e sociais ao longo do desenvolvimento da criança”(PIAGET,1994), são os jogos e s brincadeiras que proporcionarão essa influência do meio, com a socialização e o trabalho em equipe entre os colegas de sala e o professor.
Na visão de Vigotsky, o processo de pensamento chama-se “função mental”, onde se relaciona com a percepção, memória e atenção, ele chama de Zona e Desenvolvimento Proximal a distância entre o que criança já sabe e o que ela irá aprender e alcançar futuramente, para que tudo isso se desenvolva é necessário que o professor interfira, através de estimulo e atividades prazerosas.
Por tanto, o lúdico tornou-se essencial para o aprendizado e desenvolvimento da Educação Infantil, pois e através disso que pode ser expressado que afirma Garcia “musicalizar a vida, poetizar a vida, sentir o cheiro da vida, saborear a vida” (GARCIA, 2000,p.12), através de uma educação de qualidade que apresenta o mundo para um criança, abrindo portas para um futuro promissor.
Referências
Ludicidade Como Instrumento Pedagógico, disponível em https://www.cdof.com.br< acesso em 21 de Out de 2016.
O Ludico como Instrumento Importante no Desenvolvimento Cognitivo da Criança e Para Superação do Fracasso Escolar, disponível em https://www.proforienta.com.br< acesso em 19 d Out de 2016.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida.O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cortez. 5ª Ed. 2001, p. 12-40.
VIGOTSKY, a formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
GARCIA, Regina Leite, Múltiplas linguagens na escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
PIAGET, Jean. O juízo moral da criança. São Paulo: Summus, 1994.
Capitulo 3
A ludicidade e a introdução na matemática.
Para a Educação Infantil, á introdução ao ensino de matemática pode representar o inicio de um desafio, afinal ensinar e aprender essa disciplina não parece ser uma tarefa fácil para discentes e docentes.
O ensino das ciências exatas nas fases iniciais deve ser de um forma lúdica e prazerosa, através de jogos matemáticos, brincadeiras e etc., para que a criança não associe matemática com dificuldades e perca o interesse pela mesma, o professor deve tomar o máximo de cuidado com essa questão, afinal o aluno representa um ser humano em formação, e os números estarão presentes desde a Educação Infantil até o resto de sua vida, pois em todo tempo precisaremos deles.
...