ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Por: Ilcimar de Cristo • 21/6/2017 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 840 Visualizações
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Uma criança ao entrar para a escola, já traz um conhecimento de mundo que deverá ser valorizado pelos professores alfabetizadores. A. Qual a importância de se valorizar este conhecimento? É de extrema importância valorizar o conhecimento que a criança adquire vivenciada no cotidiano, pois assim é possível estabelecer uma aprendizagem mais significativa para que torne um conhecimento efetivamente concreto. Neste contexto o professor cria um ponto de partida, onde tornara plausível o trabalho pedagógico. Sabemos que a alfabetização esta diretamente relacionada com as experiências de vida e de linguagem das crianças, portanto aprendizagem não sucede no mesmo ritmo para todos os educandos e que eles não trilha exatamente os mesmos caminhos. Apropria conjuntura de conhecimento adquiridos anteriormente ao ingresso à escola não é uniforme. Precisamos é observar o que ela está pensando e como o está fazendo, para podermos auxiliá-la na sua desenvoltura rumo a alfabetização e letramento.
B. Como o (a) professor (a) pode estabelecer no seu planejamento uma relação entre o saber que a criança já possui e o conteúdo a ser ensinado?
O professor (a) deve realizar seu planejamento sabendo que as crianças tem um papel ativo no aprendizado, que elas constroem o próprio conhecimento. Em seu planejamento deve esta sempre criando um ambiente de aprendizagem que contribui para o processo de alfabetização.
Objetivo principal oferecer à criança o maior número de vivências possíveis com a língua escrita para que ela possa ter um material de qualidade para atuar cognitivamente, construindo assim sua alfabetização.
Cabe o professor (a) em seu planejamento a metodizar, sistematizar a aprendizagem da cultura escrita, tornando assim a aprendizagem inicial da língua escrita uma atividade mais prazerosa para os educandos. Para tal, o professor deve avaliar estas diferenças e trabalhar com elas de forma a que cada aluno possa caminhar evolutivamente no seu processo de alfabetização acrescentando novas experiências as anteriores, suprindo caso necessário a “bagagem” não adquiridas por alguns dos educandos, por questões culturais, econômicas, diversas, tornando assim um aprendizado significativo.
...