ALFABETIZAR LETRANDO: PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE LETRAMENTO
Por: cristianapedro • 26/8/2018 • Trabalho acadêmico • 601 Palavras (3 Páginas) • 313 Visualizações
ACAPED – AGÊNCIA DE CAPACITAÇÃO EDUCACIONAL
ELEONI
ALFABETIZAR LETRANDO: PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E PRÁTICAS DE LETRAMENTO
IRINEÓPOLIS - SC
2010
Nome da coordenadora:
Endereço da coordenadora:
Bairro: Cidade: Irineópolis. Estado: SC
Telefone da coordenadora: (47)
Relação dos Cursistas
Nome | Naturalidade | Data de nascimento | Carteira de identidade |
Eleoni | Irineópolis |
IRINEÓPOLIS - SC
2010
ATIVIDADE DE CONCLUSÃO II
A avaliação em perspectiva de realidade reporta a um contexto quantitativo e estatístico em que somente os melhores ocupam as posições privilegiadas, o que nem sempre reporta a qualidade do conhecimento e sim a capacidade memorística do avaliado. O referencial quantitativo é resquício dos modelos tradicionalistas de educação e que ainda estão presentes em nossa realidade educacional, segregando e excluindo.
Entretanto, é fundamental que nós enquanto educadores vindos de uma época tradicionalista e elitista, não baseada na qualidade do conhecimento nem nas possibilidades reais do aprendizado real que se baseia na apropriação de informações em análise elaborativa e conceitual, não pautem nossa atuação pedagógica nos traumas dos quais fomos vitimados enquanto educandos. Tudo porquê a visão hoje é outra, ou ao menos deveria ser. Isto é, é negligência afirmar que a memorização a quantificação de informações não está presente nos meios escolares, é notório que as provas, os questionários ainda pontuam a conceituação de nota, o que também se verifica nos processos seletivos de ingresso em universidades ou em concursos públicos. Porém, a necessidade em se avaliar permanece e irá permanecer enquanto a sociedade girar em torno da competição que é conseqüência das relações sociais.
Todavia, é imprescindível avaliar no intuito de reconhecer as dificuldades e possibilidades no processo de ensino aprendizagem, ou mesmo à fim de preencher vagas dentro das expectativas de capacidade ou mesmo da própria habilidade, tendo em vista que o sucesso se dá quando fazemos o que gostamos ou nos identificamos. Assim, avaliar requer bem mais do que estabelecer comparação em caráter numérico de colocação, e sim observar o educando em análise diagnóstica, de modo a mediar a construção do saber, partindo do que já se aprendeu para o que se precisa aprender.
Neste empenho, é notável a preocupação de se ver o educando como agente transformador do meio que tanto edifica quanto destrói, ou seja, para que haja evolução é indispensável o comprometimento com a educação em seu sentido amplo, de formar cidadãos conscientes e participativos, sabendo interagir no meio expressando suas opiniões e posicionamento particular, livre de manipulações e capaz de refletir em seu proveito, bem como no bem comum. Pois, somos parte de um ambiente histórico e cultural que se modifica constantemente e que exige atualização. Portanto, considera-se de fundamental importância que o professor alfabetize letrando. Só assim, ele fará constantes reflexões sobre sua prática pedagógica para garantir a seus alunos o acesso à leitura e à escrita que esteja vinculado à conquista e ao exercício da cidadania.
...