RELATÓRIO DE PESQUISA: REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: O DESAFIO DE ALFABETIZAR LETRANDO
Por: Deiah2017 • 4/7/2017 • Relatório de pesquisa • 397 Palavras (2 Páginas) • 366 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGIAS
CAMPUS XVII – BOM JESUS DA LAPA – BA
ANDREIA SILVA PEREIRA
RELATÓRIO DE PESQUISA: REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: O DESAFIO DE ALFABETIZAR LETRANDO
Bom Jesus da Lapa
2014
ANDREIA SILVA PEREIRA
RELATÓRIO DE PESQUISA: REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: O DESAFIO DE ALFABETIZAR LETRANDO
Relatório solicitado pela professora Rayana Ladeia, como parte avaliativa da disciplina Processos de Alfabetização, do curso de Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos, Turma 2012.1, turno noturno, 5º semestre.
Bom Jesus da Lapa
2014
Introdução
Não é de hoje que muito se discute sobre a qualidade da educação brasileira, e com isso, outras discussões vão surgindo, dentre tantas, o processo de alfabetização é uma dessas questões. Como se dá todo esse processo para a eficácia do aprendizado do aluno? Magda Soares é uma das pioneiras que vem estudando sobre o processo de alfabetização, a mesma vem discutir sobre os métodos utilizados atualmente pelos professores. Para Soares, “A alfabetização é algo que deveria ser ensinada de forma sistemática, ela não deve ficar diluída no processo de letramento”. Com base na fala de Soares, podemos considerar a importância do uso da alfabetização em um contexto social, afinal, o conhecimento não deve estar desassociado da realidade vivenciada pelo aluno, é preciso que o processo de alfabetização seja uma ponte entre o meio social com a educação.
Posto isto, com o intuito de compreendermos como se dá atualmente o processo de alfabetização por professores da educação infantil, buscamos através do questionário semiestruturado averiguar questões pertinentes sobre essa temática, analisar através dos depoimentos concedidos pelos professores, o que os mesmos entendem por alfabetizar letrando, bem como se o processo de alfabetização contempla a realidade do aluno, pois, segundo Galvão e Leal (ano);“Para aprender a ler e escrever, o aluno precisa participar de situações que o desafiem, que coloquem a necessidade da reflexão sobre a língua, que o leve enfim a transformar informações em conhecimento próprio”.
Para tanto, a partir de estudos feitos na disciplina de Processos de Alfabetização no 5º semestre do curso de Pedagogia, e com orientações da professora da disciplina, estudamos textos como; Há lugar ainda para métodos de alfabetização? Conversa com Professores (as) de Galvão e Leal, bem como Alfabetização e Letramento: Caminhos e Descaminhos de Magda Soares, para que assim pudéssemos ir a capo para melhor compreendermos essa discussão travada por vários autores.
Discussão e análise dos resultados
...