TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE IMAGÉTICA CAPAS DE REVISTA

Por:   •  7/5/2015  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO – DFE

AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE – PEDAGOGIA – 3º ano DISCIPLINA: Educação, Mídia e Arte | PROFESSOR: Tiago Lenartovicz.

ATIVIDADE 01 – ANÁLISE IMAGÉTICA CAPAS DE REVISTA

Com base na leitura do artigo “Publicidade infantil: o estímulo à cultura de consumo e outras questões” e discussões sobre os documentários “Criança a Alma do Negócio” e “A Comercialização da Infância” e demais abordagens em sala, responda a questão:

Como o pedagogo pode atuar no cotidiano das crianças, fortemente impactado pela publicidade nas mídias, na busca de um consumo consciente?

Uma página.

Fonte Arial 11. Espaçamento 1,5. Justificado.

Atividade realizada individualmente;

Prazo final para entrega: 17/05

Valor: 3,0 pontos.

O Pedagogo pode atuar no cotidiano das crianças incentivando seu desenvolvimento saudável e realizando descobertas e uma fixação de sua identidade para a posterior inserção na esfera adulta.

Segundo Piaget, há traços que caracterizam a infância como um período fundamental para o desenvolvimento humano, distinguindo as diversas fases da formação do individuo. Portanto o pedagogo deve se preocupar em preservar a infância e garantir o desenvolvimento pleno das capacidades, das necessidades e dos juízos individuais.

Uma das maiores preocupações em relação às crianças diz respeito à influência que elas sofrem dos meios de comunicação e das novas tecnologias sendo alvo fácil para que as organizações divulguem seus produtos e captem novos consumidores. Acredito que a criança deve conhecer a realidade interagindo com o meio onde vive tendo interação e comunicação, em um cenário de brincadeiras, e atividades no decorrer do seu dia a dia.

Desenvolver na criança também, o habito de reciclar objetos, brinquedos e saber reutilizar materiais que a mesma já não julga necessário, ou seja, desta forma ele associara que comprar é para sua necessidade e não apenas para sua satisfação.

A criança, ao longo do processo cognitivo, desenvolve capacidade de interação com o ambiente, seleção e interpretação de informações. Ela absorve progressivamente os conteúdos ofertados pela mídia, que se torna corresponsável pelo processo de formação de opinião, tanto pelo que veicula quanto pelo que não

veicula, destacando-se conteúdos que terão ou não importância ao longo do tempo.

Cabe ao Pedagogo ou Professor ensinar que não é necessário o consumismo para obter a inserção na sociedade. Deve oportunizar atividades, brincadeiras, recreação sem a utilização de brinquedos comprados porem confeccionados pelas próprias crianças, ou até mesmo criar um projeto na escola que viabilize a utilização desses materiais.

Acredito que essas tecnologias são necessárias para o rendimento escolar, para o trabalho, e para vida, mas não deve deixar a criança dependente dessas formas de consumo e sim facilitar o cotidiano e a pratica educacional.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com