AS AVALIAÇÕES, POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DE ENSINO- SARESP
Por: anajuuulia • 15/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 238 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
AS AVALIAÇÕES, POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DE ENSINO- SARESP
Jundiaí - SP
2019
AS AVALIAÇÕES, POLITICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DE ENSINO- SARESP
Atividade Pratica Supervisionada apresentada como requisito para complementar nota do semestre, Curso de Pedagogia, da UNIP, aos cuidados do Prof. Irene
JUNDIAÍ - SP
2019
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO4
2. A APLICAÇÃO DO SARESP E SEUS RESULTADOS5
2.1 AS AVALIAÇÕES E SEUS OBJETIVOS 8
3. CONCLUSÃO10
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS11
1. INTRODUÇÃO
No ano de 1996 foi criado pelo governo do Estado de São Paulo o SARESP, um sistema de avaliação que calcula o desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual e auxilia a Secretaria de Educação a ter informações para modificar ou complementar a politica educacional do Estado.
O SARESP avalia cerca de 1 milhão de estudantes e é elaborada com um determinado conteúdo para cada série, esse conteúdo é aquele estudado pelo aluno em anos anteriores ao que ele se encontra, dessa forma possibilita a comparação entre as escolas avaliadas.
A prova apresenta diversas informações como: desempenho dos alunos em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Historia e Geografia; opinião dos responsáveis pelos alunos; Informações sobre a escola e sua pratica educativa, entre outros.
Com base na prova do SARESP realizamos esse trabalho que tem como objetivo analisar o desempenho de diversas escolas e apresentar como isso influencia a mesma e também a seus profissionais em sala de aula, durante o desenvolvimento do trabalho serão apresentados alguns resultados obtidos na prova, em especial os da escola EMEB Prof ª Judith Almeida Curado Arruda.
.
2. A APLICAÇÃO DO SARESP E SEUS RESULTADOS
A instituição EMEB Profª Judith Almeida Curado funciona em período integral, atende do 1° ao 5°ano do ensino fundamental, são servidos 4 refeições ao longo do dia. A escola trabalha com inclusão social, atendendo alunos com microcefalia, imperatividade, entre outros, esses alunos são acolhidos também por auxiliares de sala que ficam responsáveis por ajudar esses alunos e dar total auxilio em suas dificuldades. A instituição conta também com o auxilio da sala de AEE. Os alunos possuem as aulas regulares (matemática, língua português, ciências, entre outras) no período da manhã e durante a tarde participam de oficinas com diversas atividades.
A escola participa da prova SARESP e seus resultados foram medidos e computados, a partir do próprio site da prova é possível ver o resultados e assim poder avaliar os alunos e também a didática da instituição, após uma breve entrevista na escola, conseguimos os resultados da prova feita em 2018:
Tabela 1 – Participação dos alunos no SARESP 2018
[pic 1]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)
Tabela 2 –Médias do SARESP 2018[pic 2]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)
O SARESP agrupa o desempenho das escolas em 4 níveis, são eles:
Abaixo do básico: Alunos que demonstram domínio insuficiente nos conteúdos, das competências e das habilidades desejáveis para o ano/série escolar em que se encontram.
Básico: Nesse nível os alunos possuem domínio mínimo nos conteúdos, das competências e das habilidades, porém apresentam as estruturas necessárias para interagir com a proposta curricular no ano/série subsequente.
Adequado: Nesse nível os alunos demonstram bom domínio do conteúdo, das competências e das habilidades desejáveis para o ano/série escolar no qual se encontram.
Avançado: Tais alunos demonstram conhecimento e domínio dos conteúdos, das competências e das habilidades acima do exigido para o ano/série escolar em que se encontram.
Tabela 3- Distribuição percentual dos alunos nos pontos da escala de proficiência- Língua Portuguesa [pic 3]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)
Tabela 4- Distribuição percentual dos alunos nos pontos da escala de proficiência- Matemática[pic 4]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)
Gráfico 1- Comparação do percentual de alunos nos níveis da Escala de Proficiência no SARESP 2016 a 2018- Língua Portuguesa [pic 5]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)
Gráfico 2- Comparação do percentual de alunos nos níveis da Escala de Proficiência no SARESP 2016 a 2018- Matemática[pic 6]Fonte: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO (2018)
2.1. AS AVALIAÇÕES E SEUS OBJETIVOS
Foi realizado uma entrevista com uma professora da escola EMEB Profª Judith Almeida sobre a prova do SARESP, na entrevista buscamos a opinião da mesma sobre a aplicação da prova na instituição, sobre quais melhorias essa prova traz para a qualidade do ensino na escola, de que forma os resultados são discutidos na escola e se são usado como referencial para a melhoria do ensino .
A mesma nos informou que a prova do SARESP é realizada na escola e que possibilita que a Secretaria da Educação faça uma analise de como o ensino da escola está, caso a escola tenha um rendimento baixo, os professores e coordenadores precisam repensar a maneira que estão trabalhando as matérias com os alunos para melhorar o índice. A professora também informou que os resultados são divulgados pela gestão escolar em horário de estudo dos docentes para que eles possam fazer uma breve analise do que foi obtido.
...