AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS FÁBULAS
Por: Dbby • 15/5/2018 • Resenha • 634 Palavras (3 Páginas) • 636 Visualizações
[pic 1]
VANILCE NOGUEIRA DA SILVA
RA 1144746
Portfólio (ATIVIDADE - PORTFÓLIO - CICLO 3)
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia 2018 Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR para a disciplina de FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA sob a orientação da Professora: Alessandra Correa Farago.
PORTO VELHO / RO ( PÓLO BATATAIS)
2018
DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS FÁBULAS.
A primeira história pode-se perceber que a linguagem e os elementos nela abordados fazem parte da antiguidade mostrando alguns ensinamentos e virtudes da vida. A história faz parte de uma época bem antiga onde se percebe que algumas coisas eram permitidas tal como a violência que no final da história agrega uma moral filosófica.
Já na segunda história nota-se uma narrativa mais voltada para o plano poético como se uma pessoa adulta estivesse contando a história para uma criança explicando a moral da história na forma de poema.
Pode-se perceber que o terceiro texto é composto de linguagem simples e bem mais moderna explicando de forma clara e objetiva para a criança de uma maneira que chame sua atenção. Para isso o autor faz uso de diminutivos e até onomatopeias. Quanto às semelhanças notou-se que nas três versões existe a preocupação com a ética e moral apesar de terem sido escritos em épocas e de formas diferentes.
Reflexão do texto “Eu tropeço e não desisto” de Giselda Laporta Nicolelis.
O texto Eu tropeço e não desisto, mostra nitidamente a história do ponto de vista infantil com final feliz realizando uma paródia do conto tradicional onde fica claro que se na vida ocorrer um sonho e houver obstáculos para alcança-lo deve-se enfrentá-lo sem medo para que o mesmo possa ser realizado.
A história é colocada como a história de uma menina que sonha e já faz planos para este sonho enfrentando os obstáculos dá a volta por cima, recomeça, mas de outra forma: com os pés no chão. Sendo assim pode-se entender o livro como um apanhado de qualidades que sempre incentivam recomeçar com paciência, persistência e principalmente atenção. A obra retrata e deixa claro sobre a questão da luta pelo que se deseja motivando a nunca desanimar perante obstáculos ou dificuldades.
Outro fator importante e que chama atenção do leitor na obra é o fato onde aparece a questão da solidariedade humana onde pessoas conscientes oferecem ajuda a quem precisa. No texto isto fica claro perante as expressões linguísticas que reforçam os significados existentes nas cenas implícitas da história como as pedras no caminho, os tropeços, o estender as mãos e o cair do cavalo. Ao se pensar o texto a partir do ponto de vista literário é muito importante que se volte o olhar para observar à importância que é dada nas várias formas de se fazer a interpretação do mesmo tema. Conhecendo a versão tradicional pode-se dizer que esta leitura é muito criativa e nos reserva um desfecho final surpreendente.
...