TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NA EJA

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.711 Palavras (19 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO  

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

MARIA DE LOURDES DA SILVA

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NA EJA

DIVINOLÂNDIA DE MINAS

OUTUBRO/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO  

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

AS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA NA EJA

Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia desenvolvido junto ao Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP, como parte das exigências do Curso de Pedagogia da disciplina de TCC, pela acadêmica Maria de Lourdes da Silva.

Professora Orientadora: Lúcia do Rosário Pedrosa

DIVINOLÂNDIA DE MINAS

OUTUBRO/2013

AGRADECIMENTOS

A Deus pela sua infinita bondade e misericórdia, por permitir a realização deste trabalho.

Agradeço imensamente a professora orientadora Lúcia do Rosário Pedrosa, pela sua dedicação, paciência  na orientação  e conclusão dessa pesquisa.

As minhas grandes amigas, nosso grupinho de estudo, Josefina, Rozana e Wiliane, pelo apoio e incentivo.

Ao meu esposo Nilo pelas palavras de incentivo e por cuidar do nosso pequeno príncipe Ruan na minha ausência.

Aos meus pais que foram meus maiores professores e exemplos na escola da vida, pelo extraordinário exemplo de amor, luta, dedicação e determinação.

RESUMO

O trabalho tem como objetivo apresentar as observações e reflexões resultantes do projeto de intervenção durante o estágio supervisionado III, que aconteceu na Escola Municipal “Pio Nunes Coelho”, município de Guanhães com alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos. A finalidade é abordar as dificuldades de leitura e escrita na Educação de Jovens e adultos criando condições para que os alunos desenvolvam a competência comunicativa, discursiva, a capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando-se em ampliar os próprios recursos expressivos, o domínio da língua padrão em suas modalidades orais e escritas.

Palavras-chaves: Alfabetização- Práticas pedagógicas- interação

ABSTRATEC

The work aims to present the observations and reflections resulting from the project intervention during supervised III, held at the Municipal School "Pius Nunes Coelho," municipality Guanhães students with the EJA - Youth and Adults.

The purpose is to address the difficulties in reading and writing in Youth and adults creating conditions for students to develop communicative competence, discursive, the ability to use language so varied and appropriate to the context, to different social situations, interesting-in expanding their own expressive resources, mastery of the standard language in their oral and written forms.

Keywords: Literacy Practices-pedagogical-interaction

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO        6

2 - REFERENCIAL TEÓRICO        7

2.1 - Trajetória da Educação de Jovens e Adultos e as políticas educacionais        7

2.2 – Leitura e escrita na EJA        9

2.3 Como aprender a ler e escrever        11

3 – MÉTODO        11

3.1 - Conteúdos trabalhados         13

3.2 - Materiais utilizados        14

4 - APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS        14

4.1 – Apreciação da leitura        14

4.2 – Trabalhando o cotidiano         15

4.3 – Entrevista com alunos        16

4.3 –  Resultados Alcançados        17

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

6 - REFERÊNCIAS        18

  1. 1 - INTRODUÇÃO

O estudo tem como principal enfoque as dificuldades de leitura e escrita dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), possibilitando ao mesmo um processo de aprendizagem onde ele desenvolverá suas próprias capacidades, além de melhorar suas técnicas a fim de atender as necessidades pessoais e profissionais necessárias para a convivência em sociedade. A alfabetização que os jovens e adultos buscam é uma exigência de justiça social, para que as oportunidades educacionais não seja só uma ilusão tardia ou simplesmente uma experiência de fracasso escolar. A leitura é condição para a plena participação no mundo da cultura escrita, através dela podemos entrelaçar significados, entrar em outros mundos, atribuir sentidos, nos distanciar dos fatos e com uma postura crítica questionar a realidade, não correndo o risco de perder a cidadania da comunidade letrada. Um aluno da EJA chega à escola por iniciativa própria por isso da mesma forma que chegam eles podem abandonar os estudos. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade da educação básica que busca atender um público não incluído por diversas razões no sistema regular de ensino durante a infância ou a adolescência.

A Escola Municipal “Pio Nunes Coelho” é a maior escola da rede municipal de Guanhães, tendo capacidade para 1500 alunos. A Escola fica localizada na Rua Gabriel Lott, nº 336, Bairro Pito, município de Guanhães, possuindo um amplo espaço físico. O trabalho partiu da observação durante a realização do estágio II, observação dentro da sala de aula, com os alunos da EJA objetivando uma visão sobre a aprendizagem dos alunos sobre leitura e escrita, valorizando seus conhecimentos, ouvindo suas experiências e suposições e relacionando essa sabedoria aos conceitos teóricos.

Acredito que é imprescindível a conquista da cidadania, no entanto esse projeto propõe o desenvolvimento dos alunos levando-os a uma reflexão critica de sua realidade.  

Para Freire (1995, p. 27), “a educação de adultos é mais bem percebida quando a situamos hoje como educação popular”, ou seja, ela se torna mais abrangente e representativa. Como destaca o pai da educação de jovens e adultos, ainda segundo o autor, para melhorar a educação, devemos educar os alunos de acordo com sua cultura, sua vivência, as coisas que façam parte do seu dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (258.5 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com