ATPS DE didática e práticas de ensino
Por: fer-silvestre • 24/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.600 Palavras (11 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Curso de Pedagogia
Didática e Práticas de Ensino
Fernanda Carolina De Andrade Silvestre - RA: 416456
Jean Paulo Silvan da Silva - RA: 419135
Jéssica Costa Mariano - RA: 8136747942
Marcimeire Zerlin Honorato - RA: 405942
Viviana De Andrade Soares - RA: 435219
Professora: Ausdy Nazareth Castro dos Santos
Tutora Presencial: Melina Silveira
Bauru-SP, 21 de abril de 2014.
Projeto
Tema: Feirinha do Livro
[pic 3]
Introdução:
Ouvir histórias desde a infância é sem dúvida, o aprendizado de palavras. O estímulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar com propriedade a linguagem. Então não podemos pensar em um ensino de qualidade, sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom projeto de incentivo a leitura. Tanto para escola quanto para comunidade como um todo. Onde devemos trabalhar as dificuldades que os alunos encontrarem durante a leitura em todas as disciplinas. Mas para isso é preciso que o professor desperte o interesse dos alunos ao mundo da leitura. Então teremos um ótimo trabalho de ensino-aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.
Público alvo:
- Alunos do1ºano do ensino fundamental.
- Crianças de 6 a 7 anos de idade, sala com aproximadamente 20 alunos. Com a possibilidade de serem organizados em grupos.
- Envolve também pais, professores, alunos e funcionários.
Justificativa e fundamentos teóricos:
A realização da feira do livro é de fundamental importância para facilitar o acesso ao livro, e sua popularização no ambiente escolar. Consideramos assim este projeto de grande importância com a finalidade de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura. Além da mudança nos hábitos de leitura, advinda da tecnologia e escrita incorreta.
Objetivos:
Gerais:
- Popularizar o livro.
- Integrar a comunidade escolar.
- Formar comunidade de leitores e escritores. Proporcionando aos alunos momentos agradáveis de leitura.
Específicos:
- Estimular a compra de livros.
- Visitas à biblioteca.
- Troca de livros
- Contar histórias.
- Desenvolver a capacidade das habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
- Vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que se escreve para que alguém leia.
- Promover na comunidade escolar o envolvimento de pais, educadores, alunos e funcionários na Feira do Livro. Proporcionando a interatividade, o gosto e o prazer pela leitura.
Cronograma:
- O projeto será realizado no período de 6 meses.
- Serão oferecidos livros de literatura infantil, infanto-juvenil e ficção.
- Local: biblioteca
- Colaboradores: professores.
- Realização: dia 29/10/2014, dia Nacional do Livro.
Desenvolvimento:
1ª Etapa: Divulgar a Feira do Livro e apresentar o tema aos alunos. Selecionar títulos adequados e interessantes. Evitando os que têm vocabulário infantilizado.
2ª Etapa: Apresentar algumas resenhas de obras de diversos autores, aos alunos e conversar sobre elas. De modo que elas conheçam a diferença entre ler e contar.
3ª Etapa: Proponha em fazer uma feira de livros, no qual todos irão indicar livros aos visitantes, para que eles se interessem e leiam.
4ª Etapa: Organizar uma visita à biblioteca e como se comportar na biblioteca (não rabiscar, não rasgar, manter silêncio). Formando um clubinho de leitura.
5ª Etapa: Organizar a feira, montando mesas com diversas obras e gêneros. E decidir com a turma a ordem de quem falará primeiro, para que todos participem.
Materiais:
Um bom acervo literário infantil e infanto-juvenil, constantes do acervo da escola, e resenhas de obras de diversos autores.
Avaliação:
O professor deve observar se houve envolvimento e interesse dos alunos pela leitura. Analisar quais as dificuldades e potencialidades durante o projeto.
Feirinha do Livro
No ensino fundamental é de extrema importância que se utilize a leitura para a ampliação do conhecimento. Por isso a utilização de livros de diferentes gêneros é especial na formação de leitores. O aluno é estimulado ao ter contato com o livro na escola ou em casa, fazendo da leitura algo importante em sua vida. São inúmeros os problemas em relação ao hábito e gosto pela leitura. Pois detectamos que no ensino fundamental em seu estágio inicial, há um grande número de alunos copistas sem o menor interesse pela leitura e escrita. As tecnologias do mundo moderno fizeram com que deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens desinteressados pelos livros e com vocabulários cada vez mais pobres.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica. É necessário realizar atividades que estimulem o hábito de leitura e o uso das bibliotecas.
Quando a escola oferece suporte para seus alunos, professores e pais como acervos de livros, bibliotecas, feira do livro, entre outros benefícios como auxílio e incentivo à leitura, o aluno tem como desenvolver suas habilidades literárias e ampliar sua visão de mundo desde que o educando e os pais trabalhem de forma adequada para que isso aconteça.
A feira do livro é de fundamental importância para o acesso ao livro e, ao mesmo tempo, facilitar a sua circulação no ambiente escolar. É uma maneira significativa de integrar professores, alunos, pais, funcionários e a comunidade escolar. Pode-se então mostrar a todos os alunos a importância da leitura na formação de um cidadão.
O trabalho de leitura com os diferentes tipos de textos não devem ser descartados nunca, mesmo nas séries iniciais em que os alunos ainda não conseguem ler o que está escrito, mas só o fato de eles estarem em constante contato com o livro irá proporcionar de forma significativa um aprendizado que irá facilitar futuramente o desenvolvimento da leitura escrita, pois é com eles que os alunos aprendem e desenvolvem sua leitura, sua imaginação e sua criatividade, abrindo portas para o mundo da literatura.
...