Afeto na Educação Infantil
Por: Bruna Cardoso • 21/11/2023 • Trabalho acadêmico • 272 Palavras (2 Páginas) • 35 Visualizações
O ENSINO DE LITERATURA E A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NESSE PROCESSO
A afetividade pode ser compreendida como a capacidade do sujeito de ser envolvido positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas, influenciando a vida como um todo.
Esse termo é tão importante, pois ele instiga a promoção da autoconfiança, autoestima, apoio mútuo, desenvolvimento, capaz de impactar positivamente a saúde do corpo e mais significado a vida (MARQUES, 2022).
Nessa conjuntura, encontra-se a literatura que é capaz de desenvolver a personalidade e potencialidades da criança, muito além, ela humaniza os seres, assim, nos afirma Cândido (1989):
A Literatura confirma no homem aqueles traços que reputamos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante.
Assim, o ensino da literatura e a importância da afetividade nesse processo esse dá ao fato de que a afetividade é uma energia direcionadora e motivadora que leva o aluno a aprender e a literatura o leva a conhecer melhor suas individualidades, sentimentos, sua formação crítica e reflexiva diante o meio em que vive e os sujeitos que relaciona.
REFERÊNCIAS
CÂNDIDO, A. Direitos Humanos e literatura. 1 ed. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 1989.
MARQUES, José Roberto. O que é afetividade e qual a importância na vida das pessoas. Blog JRM, 2022. Disponível em: https://jrmcoaching.com.br/blog/afetividade-qual-sua-importancia-na-vida-das-pessoas/ Acesso em: 12 de outubro de 2022.
...