Alfabetização do EJA
Por: Rafamarchon • 25/4/2016 • Projeto de pesquisa • 942 Palavras (4 Páginas) • 852 Visualizações
[pic 1]
ELIETE DE SOUZA MARTINS – RA 6788392229
RAFAELA MARCHON DE RESENDE PALMEIRA – RA 7126531390
ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS –
PROJETO INTEGRADOR I
NITERÓI
2015
ALFABETIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
PROJETO INTEGRADOR I
ELIETE DE SOUZA MARTINS – RA 6788392229
RAFAELA MARCHON DE RESENDE PALMEIRA – RA 7126531390
Projeto Integrador I apresenta à disciplina de Projeto Integrador I, no curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera, como parte dos requisitos para a provação na disciplina.
Orientador: Dayane Cabral Leite
NITERÓI
2015
SUMÁRIO
Tema...............................................................................................................................4
Justificativa......................................................................................................................5
Problema.........................................................................................................................6
Referência Bibliográfica...................................................................................................7
TEMA:
Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
O tema alfabetização da EJA tem como a abordagem de um assunto que ainda se torna polêmico no Brasil, relatar um problema que a sociedade ainda enfrenta. Uma população que trabalha de dia e estuda a noite, que não puderam por algum motivo.
Alfabetizar não tem só a função de ensinar a ler e escrever, mais sim um futuro melhor, uma “posição” na sociedade. Hoje no Brasil ainda se enfrenta o preconceito de ser analfabeto. Graças a constituição de 1988 tudo mudou e para melhor, o aluno do EJA tem os mesmos direitos de um ensino regular. Educação é para todos.
Justificativa
O projeto busca mostrar a importância e o desafio da educação de jovens e adultos no Brasil, onde a problemática educacional sempre foi marcada pela exclusão dos menos favorecidos, ou seja, os cidadãos que não tem acesso ao mundo dos saberes. A alfabetização é um desafio tanto para os governantes, como para, universidades, professores, a sociedade e para os próprios alunos.
A meta da EJA vai além do que podemos ver, vai além da preocupação com o analfabetismo, ela deve fornecer subsídios para que os alunos tornem-se sujeitos críticos, ativos e criativos, capazes de agir com responsabilidade e de enfrentar problemas construindo soluções utilizando os conhecimentos adquiridos. Trabalha de forma única e o método específico para preparar os jovens e adultos para o mercado de trabalho, buscando adequar-se ao aluno para que o mesmo assimile os conteúdos passados. A EJA é a própria diversidade, que representa a promessa de um caminho de desenvolvimento para todas as pessoas e de todas as idades.
O tema escolhido leva em consideração a possibilidade de alfabetização de jovens e adultos como um processo onde há continuidade e sedimentação, e que respeita e valoriza os alunos e suas especificidades.
Esses alunos trazem um sentimento de descrédito, pois se sentem responsáveis pelo fracasso de sua vida escolar, e vão para a escola achando-se incapaz e não reconhecendo o seu saber, tem sua própria visão de mundo. Eles são protagonistas de histórias reais, são homens e mulheres com crenças e valores constituídos, sua visão de mundo é influenciada por seus traços culturais de origem, e sua vivencia, familiar, social e profissional.
É importante acolhermos esses alunos e trabalharmos no resgate de sua autoestima e na conscientização de sua identidade, valorizando suas origens.
Paulo Freire nos mostra como alfabetizar utilizando palavras que fazem parte do dia a dia do educando valorizando assim suas origens.
Problema
A constituição Brasileira de 1988 concedeu aos jovens e adultos o direito ao ensino fundamental público e gratuito. Os governos se comprometeram com a superação do analfabetismo.
A alfabetização do EJA adquiriu nova posição na agenda das politicas nacionais, quando foi o lançamento do Programa Brasil Alfabetizado (2003). Quando teve a inclusão da modalidade no Fundo de Financiamento da Educação Básica (FUNDEB), a partir de 2007. A alfabetização de jovens e adultos é um desafio, não só para governantes, universidades, professores, como também para toda a sociedade e o próprio aluno. A alfabetização não se resume a ensinar a ler, ela dá possibilidade para que o aluno se desenvolva como ser humano e assim ficar integrado no mundo.
...