Alfabetização e letramento
Por: vcscamargo • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.598 Palavras (11 Páginas) • 242 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA
4° SEMESTRE
ANA CAROLINE DE ASSUMPÇÃO - RA 407879
JOSEANE VILAS BOA - RA 429148
JOSELIA MARIA FERREIRA DOMINGUES - RA 417435
MARCELE DEL LOPES FLORENCIO - RA 412256
VIVIAN CARLA SILVA CAMARGO - RA 413614
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
PROFESSOR PRESENCIAL: SILVANA DO NASCIMENTO RIBEIRO
HORTOLÂNDIA/SP
2014
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................3
Etapa 1..........................................................................................................4
Etapa 2..........................................................................................................5
Etapa 3..........................................................................................................8
Etapa 4..........................................................................................................9
Conclusão...................................................................................................10
Bibliografia.................................................................................................11
INTRODUÇÃO
“...alfabetizar-se é adquirir uma língua escrita através de um processo de construção do conhecimento com uma visão crítica da realidade”.
Para Paulo Freire (1983, p.49)
A aprendizagem é um processo contínuo de construção e superação do não - aprender temporário.
Um é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) além de fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita.
O outro é resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever, levando o aluno ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita, finalidade maior da educação e entender como o letramento acontece nas atividades em sala de aula com seus alunos na medida em que estes se alfabetizam.
Temos que alfabetizar letrando, ou seja ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. A linguagem é um fenômeno social, estruturada de forma ativa e grupal do ponto de vista cultural e social.
Etapa 1
Estar alfabetizado é começar uma viagem sem parada final, conhecer um mundo através das letras, das imagens, sons, é estar aberto a experiência que são trazidas pelas códigos que aprendemos no decorrer desse processo, enfim é uma transformação única pela qual o pessoa como ser humano é levado com a ajuda de um profissional, um pedagogo. Esses caminhos são de grandes transformações, nortearam nossa vida para sempre.
O processo de alfabetização depende também das experiências prévias de cada alfabetizando, que acontecem antes mesmo da educação escolar, através das atividades não-formais que as crianças vivenciam e, assim, podem criar estratégias para tentar identificar, interpretar o que está no texto codificado pelas letras.
É uma etapa fundamental que todos passamos justamente nos primeiros anos da educação infantil e que é muito importante; pois é a partir daí que se formam os pilares para o desenvolvimento de cada pessoa.
Estar alfabetizado em um sentido mais simples é conhecer o código da língua escrita e as habilidades de ler e escrever. Mas a alfabetização vai além de codificar e decodificar códigos, ela não pode ser um processo mecânico. O aprendizado tem que ser coletivo, não pode ser fragmentado, temos que inserir a língua dentro da nossa sociedade e entrar no contexto da prática social, formar pessoas interativas, participativas que sejam críticas e não simplesmente robôs, pois a nossa sociedade é cheia de pessoas criativas e fantásticas cabe aos educadores descobrir.
Verificamos que as crianças quando estão mediante um texto, elaboram hipóteses e tem critérios investigativos, para descobrir e desvendar as informações que os jornais, os livros, as revistas, os outdoors, as placas, os rótulos comportam. Utilizam informações prévias como: tipo e tamanho de letra se são colorida ou discreta, olham as gravuras que o texto traz e, assim, elaborando uma possível representação da mensagem.
Estar alfabetizado não é uma mera prática de aquisição da leitura e da escrita, é dar significado ao que se lê e ao que se escreve, tem que trazer para a alfabetização a perspectiva do letramento; tem que alfabetizar letrando, pois só assim podemos idealizar uma sociedade melhor, preparada para exigir seus direitos e cumprir seus deveres. Formar verdadeiros cidadãos que irão construir no futuro uma sociedade melhor para viver.
Etapa 2
Conto: O conto é um texto narrativo centrado em um relato referente a um fato ou determinado acontecimento. Sendo que este pode ser real, como é o caso de uma notícia jornalística, um evento esportivo, dentre outros. Podendo também ser fictício,
...