TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes escolares

Por:   •  26/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Como os saberes docentes podem ser inseridos numa proposta curricular para formação de professores.

Avaliemos

As pesquisas sobre formação e profissão docentes apontam para uma revisão da compreensão da prática pedagógica do professor, dessa forma os saberes docentes podem ser inseridos em propostas curriculares, pois incorporam os saberes dos educadores e dos educandos  nos currículos significa reconhecer e valorizar suas vivencias sociais, politicas e culturais  muito disso devido a transformação histórica ,artística e cultural onde faz-se necessária uma capacitação constante.

Os futuros educadores devem levar em consideração sua real atualização, por que os conhecimentos do mundo do trabalho ainda disputam centralidade nos currículos, pois estar em posicionamento de aprendiz e educador são características fundamentais a quem se dedica a função de lecionador, a fim de formar cidadãos críticos e formadores de opiniões.

E é certo que como toda a profissão, a formação de professores tem uma trajetória construída historicamente e, atualmente, pois currículos por competência e as avaliações por resultados estão pautados nas demandas do mercado de emprego . O próprio termo  trabalho é reduzido  a emprego e a empregabilidade,  como preparação profissional passa a ter uma função fundamental no desenvolvimento de competências necessárias para atuar neste novo contexto em que a educação está inserida, reconhecendo-a como parte de uma caminhada de formação permanente.

Com isso , O Art. 6 da Lei de Diretrizes e Bases afirma que na construção do projeto pedagógico dos cursos de formação docente, serão consideradas as competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, à compreensão do papel social da escola, ao domínio de conteúdos a serem socializados em diferentes contextos, ao domínio do conhecimento pedagógico, ao aperfeiçoamento da prática docente e ao próprio desenvolvimento profissional.

No entanto, considerando que tanto a escola como os professores mudaram, a     questão dos saberes docentes agora se apresenta com uma outra "roupagem", em   decorrência da influência da literatura internacional6 e de pesquisas brasileiras,7 que passam a considerar o professor como um profissional que adquire e desenvolve conhecimentos a partir da prática e no confronto com as condições da profissão. (Celia Maria Fernandes Nunes).

 É claro que este conjunto de competências não esgota tudo o que uma instituição de formação possa oferecer aos seus alunos. As mesmas devem ser contextualizadas e complementadas pelas competências específicas de cada etapa ou modalidade de ensino e que esta definição de conhecimentos adquiridos deva ir além da formação específica. Portanto, entendo competência como processo. É fazer relação: conhecimento teórico-prático, o fazer articulado com a reflexão e compreender as ações envolvidas com o seu trabalho, sabendo avaliar a sua aprendizagem, não esquecendo que a avaliação é uma análise da aprendizagem. E compreender as “ações” com o conteúdo para um currículo que deve ser o papel central na construção e no desenvolvimento de competências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com