Aprendizagem e desenvolvimento social
Por: Josianearoca • 5/5/2015 • Relatório de pesquisa • 3.385 Palavras (14 Páginas) • 607 Visualizações
[pic 2]
Atividades Práticas Supervisionadas
PEDAGOGIA – 3° NA
APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA CRIANÇA
PROF.ª.: ELZA P. PONTES RIBEIRO
JOSIANE SALVIANO CASIMIRO AROCA RA: 8982244069
JULIANA DE SOUZA MARTINS RA: 8073863647
ROSIMEIRE GOMES DA SILVA RA: 8064800511
THAINÁ RAÍSSA ROMANATTO RODRIGUES RA: 8524939749
Santo André
Abril/2015
Etapa 1 e 2 das Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança
Etapa 1
Passo 2
Tabela 1 – A Construção da Competência Social na Criança | ||
Competência Social | Contextos: Desenvolvimento social | Papel do Professor |
Reconhecer o direito dos outros | Em uma aula de informática foi estabelecido 10 minutos para cada aluno usar o computador para realizar uma atividade. Passados os 10 minutos um determinado aluno não quis ceder a vez para o amigo do grupo | O professor deverá intervir fazendo reconhecer o direito de todos, que devemos zelar por aquele bem que é de todos, assim como respeitar o direito e o momento que cada um tem de usar, que do mesmo jeito que o amigo esperou para usar, ele também pode esperar também. |
Resolver problemas | Em uma aula de Português, um aluno sem motivo levanta-se e vai até um amigo e puxa seu cabelo sem motivo aparente e o começo começa chorar compulsivamente. | O professor deverá parar a aula e ir até este aluno e mostrar para ele que o que fez é errado e assim o mesmo pode querer fazer o mesmo com ele e assim fazendo com que cada aluno exponha suas o que deixa triste em sala de aula e ir criando estratégias para um melhor relacionamento. |
Respeito e Solidariedade | Em um ambiente acolhedor o qual foi preparado para uma aula de Educação Física onde eles irão se dividir em pequenos grupos e fazer uma competição onde um vai ajudar o outro no intuito da bola chegar até o final de forma segura, porém um aluno não respeita a ordem e passa a bola para outro amigo que mais gosta na turma e não para o que estava ao seu lado. | O professor deverá dizer para eles que o amigo repassando a bola para o seu companheiro de turma que está ao lado estarão trabalhando o respeito mútuo e a solidariedade que precisa existir entre eles para um melhor resultado da competição e os fazendo perceber que devemos respeitar um ao outro. |
Estabelecer relações amigáveis | Em um determinado momento de uma aula de matemática, onde os alunos estão realizando uma atividade com o jogo de dominó, houve um conflito, pois um determinado aluno não aceitou a estratégia do outro para a jogada. | O professor deverá se dirigir a este grupo e explicar-lhes que em um jogo é necessário respeitar a vontade do amigo em colocar a pedra aonde ele quiser e que é somente um jogo que não a necessidade de desavenças e que eles precisam construir relações saudáveis dentro e fora de sala de aula e que basta apenas sabermos cultivarmos bons relacionamentos. |
Passo 3
Relatório
Tendo em vista o contexto social da criança em questão, por meio das atividades aplicadas de forma dinâmica e acolhedora é possível que o aluno desenvolva um estado de compreensão e respeito pelos demais que o cercam e assim refletindo em seu comportamento tanto em sala de aula como em casa. Tendo em vista que devemos levar em consideração o quadro social a qual ele está inserido e como ele chegou a instituição de ensino.
A partir das primeiras impressões apresentada pelos pais, foi possível a construção de uma tabela de competências a serem trabalhadas com esse aluno. Por meio de estratégias é possível reverter ou até mesmo amenizar esse quadro, ele possa vivenciar no seu dia a dia para que assim seja assimilado pouco a pouco.
O professor em primeiro momento deve procurar ponto chaves e estratégicos entre uma aula e outra e durante elas, pois que dar limites a criança é iniciar o processo de compreensão e apreensão do outro, ninguém pode respeitar seus semelhantes se não aprender quais são seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo o que se deseja e também porque não existe liberdade total sem regras.
A primeira etapa consiste em trabalhar o histórico e com pequenos exemplos e momentos onde ele compreenda que cada um tenha seus direitos e deveres e que todos devemos ser respeitados. Com estratégias simples pequenos exemplos e questões pertinentes onde ele irá assimilar e compreender o que é respeito mútuo. Fazendo uso dos temas transversais, isto é cabendo em cada momento uma lição e em tudo tirar proveitos.
Tendo em vista que devemos estudar a realidade a qual ele está inserido e por já vir de outra escola a qual o professor foi agredido por ele e assim o mesmo pode ter um quadro de rejeição, ali não foi estabelecido uma relação sócio afetiva. A partir disso serão construídos momentos agradáveis com pequenas lições que envolvam o respeito, a solidariedade, trabalho de grupo, dentre outros conceitos. É preciso acontecer um resgate de identidade, trabalhar regras, sendo também que cada realidade corresponde a um tipo de pessoa.
O papel do professor diante desse aluno é o fazer entender que a escola é um ambiente de constante aprendizagem, tanto educacional como comportamental, estabelecendo normas, ética e valores que dali transmitimos a sociedade.
Diante das competências sociais estabelecidas o professor irá trabalhar o desenvolvimento social, em diferentes ambientes, em primeiro momento pequenas rodas de conversa, trabalhar a socialização com pessoas da mesma idade que ele.
Por meio de situações de estimulem a perceber a realidade ele poderá assimilar de forma clara e a pequenos passos que ali poderá ser colhido bons frutos, e que é pouco tempo sua permanência diária na escola e que ele deve aproveitar ao máximo.
...