TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Do Psicopedagogo Na Educação Infantil

Por:   •  25/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.042 Palavras (17 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 17

AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

¹Joseane Carvalho da Silva

²Ismael Santos Araújo

RESUMO

O trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que busca refletir sobre as possibilidades psicopedagógicas na educação infantil, partindo de pressupostos teóricos que defendem a possibilidade de uma aprendizagem a partir das dimensões sociais, afetivas e cognitivos dos sujeitos inseridos nos espaços de educação infantil. A pesquisa defende o brincar como forma de integração da criança com o mundo e ressalta que o brincar é uma necessidade biológica do ser humano, principalmente na educação infantil. De acordo com a psicopedagogia a ausência da brincadeira pode contribuir para futuros problemas físicos e mentais. O papel do psicopedagogo escolar é muito importante pode e deve ser pensado a partir da instituição, a qual cumpre uma importante função social que é socializar os conhecimentos disponíveis, o trabalho psicopedagógico terá como objetivo principal trabalhar os elementos que envolvem a aprendizagem de maneira que os vínculos estabelecidos sejam sempre bons.

Palavra-chave: Aprendizagem. Criança. Educação. Psicopedagogia.

ABSTRACT

The work of the Psychopedagogue in the school institution has a preventive character in the sense of seeking to create skills and abilities to solve problems. This work is characterized as a bibliographical research, which seeks to reflect on the psychopedagogical possibilities in early childhood education, based on theoretical assumptions that defend the possibility of learning from the social, affective and cognitive dimensions of the subjects inserted in early childhood education spaces. . The research defends playing as a way of integrating the child with the world and points out that playing is a biological need of human beings, especially in early childhood education. According to psychopedagogy, the absence of play can contribute to future physical and mental problems. The role of the school psychopedagogue is very important, it can and should be thought of from the institution, which fulfills an important social function that is to socialize the available knowledge, the psychopedagogical work will have as main objective to work the elements that involve the learning in a way that the Established bonds are always good.

Keyword: Learning. Child. Education. Psychopedagogy.

INTRODUÇÃO

A criança em sua aprendizagem desenvolve habilidades que ajudam na formação da personalidade, contribuindo mais tarde com suas escolhas e atitudes. A família e a escola têm grande influência nesse contexto. O psicopedagogo também pode contribuir significativamente na construção do saber formal das crianças. Tanto de maneira preventiva na orientação do trabalho cotidiano com os professores, quanto na intervenção quando se faz necessário um acompanhamento individualizado ao grupal, diante de alguma dificuldade na aprendizagem das crianças.

Na concepção de Piaget (apud CEARÀ, 2007 p. 18): “A criança deve reconstruir, criar, inventar, descobrir valores sociais que são fundamentais ao seu processo de desenvolvimento”. Entende-se que para desenvolver essas potencialidades de aprendizagem, a criança necessita de oportunidades e ambientes que propiciem essa realização, tanto na família quanto na escola.

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para o aprofundamento do tema, com base nas teorias de alguns autores que abordam o assunto, como: Bossa (2000), Barbosa (2002), Ceará (2007), Beuclair (2009), Freire (2014) e outros autores. Estre trabalho tem o objetivo de informar algumas concepções sobre Educação Infantil, focando na colaboração da Psicopedagogia neste segmento que alicerça a formação da criança.

Todo profissional que se coloca no papel de um educador, já demonstra sua importância dentro de um processo. Principalmente quando se fala em educação infantil, deste modo o presente estudo irá em seu decorrer fazer a ligação da contribuição da psicopedagogia no processo de aprendizagem do aluno.

A psicopedagogia é um campo de intersecção entre a psicologia e a pedagogia, um saber constituído a partir das intervenções na educação, ou seja, é uma especialidade no âmbito das duas áreas e que, portanto, exige a formação de uma delas.

Em observação a fala de Muniz (1999):

Os profissionais que tratavam das dificuldades de aprendizagem começaram a perceber que toda relação transferencial entre os envolvidos e que ela faz parte da intervenção, produzindo efeitos. Por outro lado, quando educador acredita na possibilidade de o aprendiz mudar, as transformações têm mais chances de ocorrer. Sim têm mais chances, pois não é suficiente querer e acreditar para que elas sejam possíveis. Nem todos podem e querem modificar-se. Essa condição paradoxal, de aceitar o limite e desejar a mudança, é o nosso ponto de partida, é o que permitirá, talvez, mobilizar o sujeito, ajudá-lo a sair de seu aprisionamento (MUNIZ, 1999, p. 20)

Com o objetivo de identificar o atraso no desenvolvimento global das crianças, a psicopedagogia busca encontrar as causas que geram a dificuldade de aprendizado, podendo ser de ordem emocional, social, mental ou física. De antemão, convém afirmar que psicopedagogo presta um serviço fundamental no processo de ensino/aprendizagem do aluno, numa parceria com os pais e da própria instituição nesse processo. Tal intervenção consiste em uma garantia das condições favoráveis para o desenvolvimento do aluno em sua caminhada para cursar as séries subsequentes.

O papel do psicopedagogo é de extrema importância, pois, ele auxilia o grupo a compreender como é realizado o desenvolvimento infantil, apontando como a criança participa, produz, interage e se comporta traduzindo suas ações em cultura, possibilitando compreender melhor o comportamento das crianças para promover a assimilação dos conteúdos em sala de aula.

O psicopedagogo assume importância na educação, a partir do momento em que busca organizar todo o processo educacional, planejando ações que envolve a equipe diretiva da instituição, o corpo docente e a família do aluno, intermediando as interações, com a finalidade de promover o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com