As Politicas Educacionais
Por: Renan Renesinho • 4/12/2022 • Artigo • 685 Palavras (3 Páginas) • 79 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA-UFPB
CENTRO DE EDUCAÇÃO-CE
CURSO DE PEDAGOGIA
LIDIANE MARIA DOS SANTOS FARIAS
ORLANDO JOAO DOS SANTOS NETO
RENAN PINHEIRO DO NASCIMENTO
Evasão Escolar versus Desigualdade Socioeconômica
Um caminho à segregação das pessoas periféricas
Orientador do projeto
Prof
João Pessoa-PB
2022
1-TEMA/OBJETO DA PESQUISA:
Evasão Escolar Versus Desigualdade Socioeconômica: um caminho à segregação das pessoas periféricas.
2-OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Analisar as causas da evasão escolar e como a desigualdade socioeconômica influencia na segregação de pessoas periféricas.
Objetivos Específicos:
- Combater as motivações da evasão escolar e viabilizar o acesso e a permanência dos alunos no ambiente escolar.
- Desenvolver a criticidade dos indivíduos sobre a realidade e assim poder transformá-la.
3-JUSTIFICATIVA DA PESQUISA:
A evasão escolar é pautada pela não continuidade dos alunos na escola, advinda de inúmeras causas que levam à desistência. Ressaltamos o Artigo 205 da Constituição, que enfatiza:“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” Com base no tema utilizado como objeto de estudo, analisaremos os motivos dos adolescentes sentirem-se desmotivados a frequentarem uma instituição de ensino, para assim, viabilizar o acesso e a permanência dos mesmos no ambiente escolar.
4-PROBLEMA DA PESQUISA:
Será possível uma educação emancipatória no Brasil contemporâneo com o grande número de alunos evadindo o ambiente educacional?
5-HIPÓTESE DA PESQUISA:
- Muitos jovens têm a necessidade de entrar no mercado de trabalho mais cedo para ajudar na renda familiar
- A pobreza aumenta as chances de evasão escolar
6-METODOLOGIA:
A escola tem trás situações infraquencia, abandono, necessidades não tem geração renda, problemas de estudos, dificuldade compreender na sala de aulas são mais probabilidade jovens repitam cada faixa no ensino médio deixou abandono na escolas por isso só volta qualquer professor falta de ajudar nosso aluno. O problema sem fazer pegar copiar o caderno durante aulas conteúdo opinião é diálogo com aluno/professores tem mais dificuldade de entender e não sabe pode diminuir evasao escolar.
7-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
De acordo com Leis previstas na Constituição Federal, no artigo 205 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/1996, a educação é assegurada como direito de todos, no entanto em meio a tantos obstáculos sociais o acesso como direito não garante a permanência dos alunos nas escolas. De acordo com Batista; Souza e Oliveira (2009, p.4),
O abandono à escola é composto então pela conjugação de várias dimensões que interagem e se conflitam no interior dessa problemática. Dimensões estas de ordem política, econômica, cultural e de caráter social. Dessa maneira, o abandono escolar não pode ser compreendido, analisado de forma isolada. Isto porque, as dimensões socioeconômicas, culturais, educacionais, históricas e sociais entre outras, influenciam-se mutuamente. (BATISTA; SOUZA e OLIVEIRA, 2009, p.4
...