As Políticas Públicas
Por: karine.jolo • 26/10/2021 • Dissertação • 360 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
POLÍTICAS PÚBLICAS
Vivemos um momento de grandes desafios, a importância deste instrumento que propõe o Plano Nacional de Educação atua ativamente no papel na orientação dos poderes públicos com a política educacional brasileira.
A abordagem sobre o direito à educação em no Brasil é antiga e desafiadora, relacionando o direito à educação com a formação profissional e gênero possuem uma dimensão muito grande exigindo uma apuração mais detalhada.
Quando relacionamos educação e gênero, algumas questões são levantadas como a dificuldade de oportunidades igualitárias entre homens e mulheres, descriminalização, a inclusão e exclusão de exercícios democráticos, ou seja, do exercício da cidadania.
A partir do século XX, a produção científica vem crescendo em diversos aspectos do conhecimento, é notável que a produção acadêmica tem aumentado contribuindo ativamente no senso crítico dos profissionais. Segundo Rosemberg (2001), o conhecimento sobre o desenvolvimento de políticas públicas de educação em relação a desigualdade de gênero no sistema público de educação do Brasil é pouco discutido.
Outro aspecto das políticas educacionais diz respeito a inclusão de alunos com necessidades especiais e altas habilidades, tornar os sistemas educacionais inclusivos é um desafio considerando que vivemos em uma sociedade excludente. Muitas vezes as escolas não estão preparadas, tanto fisicamente como profissionalmente, não há interessa na busca em treinar o profissional para o ensino de crianças com necessidades especiais, fazendo com que seja limítrofe e muitas vezes sobrecarregadas as instituições especializadas. Outro aspecto em torno da inclusão é o paradigma social como saúde, assistência, cultura e educação, na Rede Municipal de Educação o responsável pelo atendimento dessas crianças é o Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação atendendo principalmente crianças com baixa visão, cegueira, surdez, deficiência física, entre outros, os serviços oferecido são o apoio educacional. Já na Rede Estadual, principalmente na região de Campinas, existem cerca de 1.698 alunos da educação especial com cerca de 55 professores especialistas para atendê-los. Diferente da Rede Municipal, a Estadual oferece salas e recursos para cada deficiência específica.
Referências Bibliográficas
AZEVEDO,J M L (2010). “Reflexão sobre Políticas Públicas” Revista Retratos da Escola Brasileira” n.6, p. 27-35,
Compromisso Campinas pela Educação, 2016. Disponível em: https://compromissocampinas.org.br/a-escola-e-o-desafio-de-promover-a-universalizacao-da-educacao-inclusiva/ . Acesso em: 04/02/2021.
...