TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As TIC Na Sala De Aula. Aplicações Didáticas E Utilização De Recursos

Por:   •  4/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 5

FP077 – As TIC na sala de aula. Aplicações didáticas e utilização de recursos

Trabalho conv. ordinária

TRABALHO: FP-077

Código:  fp_mme_2023-02_pt_3

Nomes e sobrenomes dos alunos: 

Ana Carla de Oliveira Santos – BRFPMME4676963

Divanir Aparecida Franco Crisóstomo - BRFPMME5120919

Leni Viajante Oliveira - BRFPMME5143343

Maria Nilza Andrade Araújo de Oliveira - BRFPMME4589066

Grupo: 2023-02

Data: 30/03/2023

ÍNDICE

  1. Contexto de Ensino...................................................................................        3
  2. Justificativa.................................................................................................3
  3. Objetivo......................................................................................................4
  1. Objetivo geral.................................................................................4
  2. Objetivo específico.........................................................................4
  1. Conteúdos que os alunos deverão dominar...............................................4
  2. Procedimentos Metodológicos e sequência didática: “Torre de Hanói”…..4
  3. Como serão avaliados os alunos................................................................6
  4. Referência Bibliográfica.............................................................................        7
  5. Anexos.......................................................................................................10

1. Contexto de Ensino:

  • Local: Escola Municipal – Cidade de São Paulo, Brasil
  • Série: 8° ano do Ensino Fundamental.
  • Número de Estudantes: 20
  • Nacionalidade: brasileiros.
  • Idade/Faixa Etária: 13 anos de idade.
  • Disciplina: Matemática

2. Justificativa:

Com o avanço da tecnologia e uma aprendizagem cada vez mais dinâmica, os docentes enfrentam o enorme desafio para manter o interesse do educando nos conteúdos apresentados dentro da sala de aula. O profissional que tem compromisso com a educação busca oferecer aos alunos uma aprendizagem mais significativa e prazerosa com o objetivo de “aumentar a efetividade do ensino/aprendizagem”. Nesta linha, a utilização da gamificação (utilização de jogos) como motivadores no processo didático na apropriação de aprendizagens é essencial nesse processo.

Segundo POSSATO, Lourdes Bernadete e JAGNOW, Cladis Rosélia (2016) em seu artigo comentam que a socialização que as crianças têm com os colegas através dos jogos tem proporcionado resultados positivos, pois possibilita o desenvolvimento integral, proporcionando a aquisição de habilidades indispensáveis como: colaboração, autodomínio, criatividade, coragem, iniciativa, capacidade de observação, capacidade de tirar conclusões e fazer estimativas. Estas habilidades influenciam nos aspectos sociais, físicos e emocionais das crianças conforme Kishimoto (2002) descreve os jogos, sendo considerados como uma atividade que tem valor educacional, por funcionar como motivador, estimulando o prazer, desenvolve pensamento de organização de tempo e espaço, proporciona interação, argumentação e interesse, desta forma aprendendo com mais facilidade.

Nesta esteria, Fialho (2007) afirma que os jogos fazem o papel de motivador durante a interação social que acontece entre os participantes, contribuindo para desenvolver habilidades conceituais que as torna competentes para entender as noções espaciais, temporais e reflexivas úteis no dia a dia.

Nesse sentido, a presente proposta visa trabalhar o jogo torre de Hanói para o ensino e aprendizagem da matemática, e também para a formação geral dos sujeitos no desenvolvimento de habilidades relacionadas ao raciocínio, resolução de problemas e criatividade.

  1. Objetivos:

3.1 Objetivo geral

  • Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

3.2 Objetivos específicos:

  • Investigar regularidades em sequências não recursivas;
  • Expressar um termo qualquer na continuidade de uma sequência, identificando sua não recursividade.

  1. Conteúdos que os alunos devem dominar:

Para a realização desta atividade, os alunos deverão dominar conteúdos como potenciação, equivalência entre expressões numéricas e generalização de situações através da linguagem algébrica.

  1. Conteúdos e Metodologia da Sequência Didática Torre de Hanói:

A atividade se dará no laboratório de informática da escola, onde os alunos acessarão a plataforma de jogos on-line.

Para iniciar a atividade, o professor organizará as turmas em grupos de 4 alunos e apresentará as regras do jogo da Torre de Hanói que é um "quebra-cabeça" que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O objetivo é mover todos os discos para qualquer outro pino, um disco por vez e um disco com diâmetro maior nunca pode ficar sobre um disco com diâmetro menor.

[pic 1]

Para isso o professor solicitará aos alunos que acessem a plataforma: https://www.somatematica.com.br/jogos/hanoi/ 

Na plataforma, os alunos poderão escolher a quantidade de discos desejadas para iniciar o jogo.

A princípio, o professor orientará aos estudantes que iniciem o jogo com a menor quantidade de discos que são 3(três), para que os alunos se apropriem do jogo.

[pic 2]

O aluno que conseguir mover todos os discos para o pino da direita fazendo a menor quantidade de movimento, ganha o jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com