Atividade de pedagogia
Por: Rosangela Batista Lino • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 550 Palavras (3 Páginas) • 1.701 Visualizações
O tradicionalismo é um método baseado na repetição e memorização de conteúdos, copias de texto entre outros, onde predomina o autoritarismo sendo o mesmo o centro das atenções e dono do saber e com isso há mais desvantagem que vantagem.
No construtivismo o aluno é participativo, ele traz seu conhecimento, tendo com vantagens: o professor é o transmissor do conhecimento; e as desvantagens é dificuldade do aluno se adaptar ao novo tornando–se uma aula mais trabalhosa por parte do professor.
Ao analisar vídeo e o texto pode se vê que assim como Jean Piaget no construtivismo a onde ele adota 3 procedimentos na aquisição de novos conhecimentos que é a interação, assimilação e a acomodação. No construtivismo sócio – interacionista Vygotsky dizia que os elementos biológicos e sociais não podem ser dissociados e exercem influencia mútua
.Na interação continua e estável os outros seres humanos, acriança desenvolve todo um repertorio de habilidades, isso acontece quando há interatividade com os alunos seja sentado em circulo ou em U ou até mesmo com jogos cooperativos.
“De acordo com a proposta Curricular da Rede de São Bernardo do Campo Volume 1- pag. 19, a concepção pedagógica adotada pela Secretaria de Educação é a sócio- construtiva- interacionista.”
A pratica construtivista tem base nos estudos de Jean Piaget, que demonstrou que a criança relaciona segundo a logica próprias, que evoluem conforme a faixas etárias e são diferentes da lógica dos adultos. Com isto o construtivismo trabalha com cidadãos críticos, trabalha em parcerias tendo a consciência que pode contribuir e muito, para a construção da sociedade.
A escola da ponte é um grande exemplo em relação ao construtivismo, pois os alunos decidem o que e com quem estudar. Em vez de tempo determinado para cada aula e turma, há grupos de estudo independente a idade o que une a vontade de estar juntas e juntas aprende. Em uma entrevista o Professor José Francisco de Almeida Pacheco, fundador da Escola da Ponte, defende que é indispensável alterar a organização das escolas e questionar as praticas educativas tradicionais.
A Pedagogia Histórica- Crítica é um marco na educação brasileira, porém pouco praticado no cotidiano escolar. Darmeval Saviani define o termo Pedagogia Histórico- Crítica como a expressão de uma pedagogia que emprenha na compreensão da questão educacional a partir do desenvolvimento histórica e embasada no materialismo histórico. A Pedagogia Histórica- Crítica defende a síntese entre a qualidade – quantidade, que no uso de métodos adequados estimule a inciativa e leve em conta os interesses e necessidades dos estudantes, além de seus ritmos de aprendizagem.
Na educação tecnicismo Newton Duarte fala que a predominância do livro sobre a apostila ”-Apostilas fazem parte da educação tecnicismo, que se assemelha à administração de uma empresa e tem como objetivo maior a otimização dos lucros”. No ensino apostilado, o professor se torna um elemento descartável na educação, quando deveria ter o papel de protagonista”.
Phelippe que é uns dos novos atores mais lidos no Brasil bem com um novo conceito sobre a educação a abordagem por competência que ele sita no seu livro “ as 10 novas competências para ensinar, a onde ele explica as competências mais especificas a trabalhar em formação contínua.
...