Atps Educação Ludica
Por: shirlais • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.037 Palavras (13 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1]
Polo: Sorocaba
Curso: Pedagogia 6° Série
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Shirley Ap. Nascimento Silva RA:6580329064
shirley-lais@hotmail.com
Rosana Alexandre da Silva RA:6950417567
rosana.alexandredasilva@hotmail.com
Lilam Rosana Soares RA:6788409679 lilianrosanaa@hotmail.com
Lais Cristina Castanho Nunes RA:6580331286
lais_castanho@yahoo.com.br
Profª: Gislaine Ap.Blas I Tudela
SOROCABA
2015
Sumário
1.ETAPA1 ...............................................................................................4
2.Etapa2.....................................................................................................73.Etapa3.....................................................................................................9 4.Etapa4...................................................................................................11
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................13 6.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................1
Etapa 1
INTRODUÇÃO
O estudo presente tem como enfoque principal uma reflexão em torno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o conjunto de processos de aprendizagem, formais ou não formais, graças aos quais as pessoas, cujo entorno social consideram adultos, desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as orientam a fim de atender suas próprias necessidades e da sociedade. A educação de adultos compreende a educação formal e permanente, a educação não formal e toda a gama de oportunidades de educação informal e ocasional existentes em uma sociedade educativa e multicultural, na qual se reconhecem os enfoques teóricos na prática. A EJA objetiva atender os educandos trabalhadores que não tiveram acesso ou continuidade da escolarização na idade própria. A educação dos diferentes grupos sociais de trabalhadores objetivou habilitá-los técnica, social e ideologicamente para o trabalho, Esta modalidade de ensino tem também como objetivo fornecer subsídios para que os educandos tornem-se ativos, críticos, criativos e democráticos. A educação tem o papel de formar os educandos de modo que possam aprender permanentemente; refletir e agir com responsabilidade individual e participar do trabalho e da vida coletiva; comportar-se de forma solidária; acompanhar as mudanças sociais; enfrentar problemas novos construindo soluções originais com agilidade e rapidez, a partir da utilização das metodologias.
Características do educado do EJA
A sigla que tem como significado a educação de jovens e adultos no Brasil o EJA, possui fundamental importância e grande relevância em nossa sociedade, por ser responsável pela alfabetização de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular de educação por algum motivo sócio-econômico-cultural, assim sendo por exemplo: problemas familiares, financeiros, gravidez, drogas, falta de incentivo dos pais, falta de colégios na zona rural, entre outros. O surgimento do EJA, tem como princípio a iniciativa de grupos, órgãos públicos e privados e pesquisadores decididos ao enfrentamento do problema da existência de uma enorme população que ficou à deriva de oportunidade em frequentar a escola regular. Um dos principais nomes ligados a criação do EJA é Paulo Freire.
Para além da alfabetização, existe a necessidade de qualificação profissional e pessoal do individuo fazendo com que ele seja inserido na sociedade e em seus mais variados espaços e contextos culturais como crítico, reflexivo e principalmente em uma posição no contexto sócio- político na sociedade, considerando também a vivência individual de cada discente, em seus aspectos sociais, afetivos e cognitivos já adquiridos. .
A alfabetização de jovens e adultos têm como prioridade sua importância na sociedade como ser pensante, autocrítico, e assim ser integrado no mundo atual como parte fundamental da sociedade.
O célebre em educação Paulo Freire, concorda que o papel do educador é mediar a aprendizagem, priorizando, nesse processo, a bagagem de conhecimentos trazidos por seus alunos, ajudando-os a interagir-se com a vida cotidiana. "A formação econômica, política e social dos adultos devia ser desenvolvida a partir de suas atividades cotidianas e de suas preocupações fundamentais."
(Barquera,1982,p.16). O autor fala que o conceito de educar deve incluir-se aos aspectos básicos da vida, como os acontecimentos diários e com isso reaproveitar seus conhecimentos no cotidiano como: trabalho, saúde, vida familiar, ressaltando que essas características devem ser levadas em consideração na hora de elaborar o plano de aula que são:
Estudantes com mais idade:
- Geralmente são aqueles que não tiveram oportunidade de estudar;
- Possui limitações,mas procuram superá-las;
- Buscam formação rápida para melhoria desempenho no mercado de trabalho;
- São considerados mais responsáveis, pois tem família para sustentar;
- Tem consciência e vontade de aprender;
- Valoriza cada conquista;
- Já estão inserido no mercado de trabalho.
Alunos mais jovens:
- Na maioria das vezes não permanecem no ensino regular por falta de disciplina.
- Repetentes no ensino diurno, vão para a EJA para escapar dos constrangimentos.
- Não têm responsabilidades;
- Muitos prejudicam o processo de aprendizagem;
- Enxergam a escola como um espaço de socialização.
Características relacionadas à linguagem:
- ;Reprodução da fala do cotidiano;
- Simplicidade;
- Utilizam a bagagem de conhecimento de sua vida;
- Varia de acordo com o tipo de ocupação ou atividade profissional.
Características relacionadas ao pensamento:
- Pouca criatividade;
- Diferentes níveis de letramento;
- Pragmático;
- Varia de acordo com os conhecimentos empíricos adquiridos.
Principais dificuldades dos alunos jovens e adultos em sala de aula:
- Cansaço;
- Medo de não se alfabetiza;
- Bloqueio na assimilação dos conteúdos e da realidade;
- Vergonha;
- Horários de trabalho estendido (horas extras, plantões);
- Ausência nas aulas;
- Preocupações familiares.
Dificuldades dos alunos jovens e adultos no cotidiano de sua vida:
- Compreensão do funcionamento cognitivo em função do pertencimento dos alunos jovens e adultos a diferentes grupos culturais;
- Elementos fundamentais para o trabalho bem-sucedido na EJA;
- Efeitos dos programas educativos sobre as condições de alfabetismo dos jovens e adultos.
ETAPA 2
OBJETIVO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
...