Binquedos e brincadeiras
Por: valdiceiai • 30/11/2016 • Projeto de pesquisa • 4.265 Palavras (18 Páginas) • 246 Visualizações
PRÁTICAS EDUCATIVAS: PROJETO ELEIÇÕES E CIDADANIA
Julia Graziela da Silva
Virlene Maria da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
PED (0974) – Estágio ll Ensino Fundamental
10/11/2016
RESUMO
Este trabalho vem abordar a segunda atuação em sala de aula, pelo estágio realizado no Ensino Fundamental. O tema proposto foi Eleições e Cidadania dentro das práticas educativas, utilizando a área de concentração nas metodologias de ensino. Como a campanha eleitoral estava acontecendo no período do estágio, os alunos aceitaram e foram muito participativos em todas as atividades propostas. A ideia era que eles soubessem o que estava prestes a acontecer com a cidade nas eleições, fazendo com que eles compreendessem a importância de votar em candidatos honestos para a melhoria da nossa comunidade. Com isso eles levam esse tema pra casa, fazendo muitas vezes com que a família leve mais em consideração esse assunto. O estágio foi importante para identificar algumas das formas de ensino, descobrir como as crianças reagem com algo novo e a aprender a fazer o projeto e o plano de aula.
Palavras-chave: Metodologias de ensino. Práticas educativas. Eleições.
1 INTRODUÇÃO
A área de concentração que será utilizada nesse trabalho é metodologias de ensino, onde é possível trabalhar as diversas formas de conhecimento que possam surgir, isso por ser uma área tão ampla. É através das metodologias que o professor em sala de aula consegue transmitir os conteúdos, tentando buscar seus objetivos. Já dentro dessa área de concentração o tema foi delimitado pelas práticas educativas, pois é através delas que as crianças aprendem, seja direta ou indiretamente. As práticas educativas podem ter três tipos de característica: Formal, não formal e informal. Cada uma delas é importante para o desenvolvimento da criança, pois não se restringe apenas a uma exigência para viver em sociedade, ela possibilita aos cidadãos conhecimentos e experiências culturais, que os tornam mais atuantes do meio social.
O tema escolhido para trabalhar no estágio foi Eleições e Cidadania, pois a campanha eleitoral estava acontecendo no período em que seria o estágio. Assim poderíamos aproveitar que a população estava envolvida com o assunto, sendo fácil de trabalhar com os alunos. Dentro do projeto foram inseridos bastantes textos sobre o tema escolhido, pois a professora ainda vê dificuldade de muitos alunos em fazer uma leitura.
Esse trabalho teve como objetivos: identificar formas de trabalhar as práticas educativas, dentro do projeto, para alcançar as metas propostas no estágio; Possibilitar ao aluno através de práticas educativas, entender a importância e assimilar depois fora do ambiente escolar que é pra usar no dia-a-dia o que aprendeu; Verificar os conhecimentos adquiridos pelas crianças e se os mesmos estão sendo postos em prática, pois só assim pode-se ter uma avaliação correta da aprendizagem, que foi adquirida pela criança ao término do estágio.
O estágio foi realizado na Escola de Educação Básica Egídio de Bona, localizado no município de Forquilhinha. A instituição atende cerca de 400 alunos, com idade entre quatro e quinze anos de idade, dividida em 18 turmas. Na escola trabalham 43 funcionários entre professores, cozinheira e serventes.
A regência do estágio aconteceu no final de setembro, na semana que antecipava as eleições. O estágio foi no período da manhã, numa turma de quarto ano. A turma é composta por 26 alunos, com idades entre 9 e 10 anos. A professora regente da sala que fez a avaliação do estágio foi Ivani Iladi Matias.
Este trabalho inicia dissertando sobre a área de concentração e também a delimitação do tema. Depois da compreensão do que vem a tratar essas formas de ensinar, o texto aborda as vivencias do estágio realizado no Ensino Fundamental. Primeiro é apresentado a instituição que foi realizada o estágio e após isso, é explicado as atividades e os objetivos feitos no decorrer da semana. Nas considerações finais, é possível avaliar o aprendizado adquirido e as expectativas para exercer a futura profissão de professora.
- ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA
A área de concentração que será abordado neste trabalho é metologias de ensino, já que entendendo o conceito de metodologia, é possivel relacionar sua importância como uma área ampla e que apresenta diversos caminhos para se trabalhar.
A palavra metodologia vem do grego METHODOS que tem como significado meta (objetivo, finalidade), HODOS (caminho, intermediação), sendo assim o caminho para se atingir um objetivo e LOGIA quer dizer conhecimento, estudo. Metodologia significaria assim o estudo dos métodos, tendo sempre por objetivo uma meta ou finalidade.
No processo de ensino aprendizagem as metodologias que são utilizadas pelos professores, para repassarem o conteúdo de suas aulas possuem métodos de ensino. Esses métodos de ensino podem ser utilizados de diversas formas para transmitir conhecimento aos alunos. Cada tipo de metodologia possui um ou mais tipos de métodos de abordagem, esses métodos por sua vez podem tornar mais fáceis ou mais difíceis o entendimento do conteúdo para o aluno. Os métodos de ensino são as ações do professor com o aluno, afim de o fazer assimilar o conhecimento adquirido.
As metodologias de ensino possuem muitas possibilidades para se trabalhar com os alunos, tornando possível teoria e prática estarem em concordância umas com as outras. Contudo nossos alunos são diferentes uns dos outros e vão mudando cada vez mais, através da cultura, do tempo e do espaço em que vivem. O professor como mediador necessita procurar nessas diferentes formas de ensinar, meios onde consigam com que a criança venha a interagir, participando e se inserindo com o passar do tempo na sociedade, onde já começa a fazer parte desde que sai do convívio apenas familiar e começa a freqüentar creches e escolas, até a vida adulta.
O ensinante fornece mais do que um saber; ele traz um querer, um querer-saber, um querer-dizer, um querer ser: tudo isso faz dele uma coisa diferente de um simples transmissor de saber (...) no nível mais baixo da comunicação docente o mestre é transmissor do saber necessário e reconhecido como tal por toda sociedade. Em todo seu ensinamento ele deve se sacrificar para que seus alunos recebam o saber em sua integridade. Este nível é tão elementar que a presença humana pode ser substituída pela máquina, porém não se trata de fazer sozinho ou confiar à ciência a um instrumento eletrônico de boa marca. É preciso mais que isso, afirmar uma presença. (GADOTTI, 1975, p. 62,63).
...