COMPREENDER E ENSINAR: POR UMA DOCÊNCIA DE MELHOR QUALIDADE
Por: Daniel Toledo • 8/11/2015 • Resenha • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 3.410 Visualizações
COMPREENDER E ENSINAR: POR UMA DOCÊNCIA DE MELHOR QUALIDADE
AUTORA: TEREZINHA AZERÊDO RIOS
A autora relata neste livro a importância de se refletir sobre a formação, a prática pedagógica, os métodos e técnicas, mas a educação deve se organizar através dos quatro pilares da educação utilizada pelos professores no contexto da sala de aula. A educação vive hoje, transformações em que foi preciso refletir como tem caminhado, para que se ofereça uma aprendizagem significativa. Assim os quatros pilares da educação: aprender a conhecer: aprender a fazer: aprender a viver juntos e aprender a ser vieram para consolidar o processo educativo. E a Filosofia e a Didática tem sua parcela de responsabilidade neste aprender.
Portanto, o trabalho com a flexibilidade do currículo, para que se tenha melhoria na qualidade do ensino, motivar para a sensibilidade e a afetividade, faz da escola um meio para que o conhecimento possa ser construído e reconstruído, é nesse contexto social que se forma o cidadão.
A felicidade passa a ser integrante neste processo, e o educando se desenvolve individualmente ou coletivamente exercendo sua cidadania.
A educação tem como objetivo articular os saberes do professor com os saberes culturais do aluno. E isso se torna possível através da Didática e da Filosofia, pois o entendimento vem a contribuir para a construção da competência do professor, havendo transformações naquele que ensina e no que aprende e também na formação do professor.
Assim, passar de um ensino fragmentado para um ensino de saberes e que possa haver transformações no modo de aprender do educando, vivendo, pois no mundo globalizado, que não pode haver diversidades no ato de ensinar.
Focar o trabalho na interdisciplinaridade, na interação entre as disciplinas, encontrar o equilíbrio por meio da afetividade proporciona aprendizagem por parte do aluno.
Compreender o mundo está a cargo da filosofia, compreensão esta realizada pela reflexão sobre os valores. O mundo de hoje vive no individualismo, discrimina e a violência é presente na sociedade. Só através da educação é que se pode buscar o sentido do papel da escola e do professor para os desafios que surgem no cotidiano.
Se a Didática é a arte de ensinar, é ela que subsidia o professor, a organizar situações de aprendizagem e a escola como prática social oportuniza para que o ensino também seja uma prática social. Entende-se que, a educação específica é aquela que acontece no processo educacional ou aquela que ocorre de maneira informal, uma aprendizagem espontânea.
Ensinar é motivar o aluno a refletir, cabe ao professor se aprimorar e a Didática é que possibilita que se integre a teoria à prática.
Que o professor deve se aprimorar suas capacidades e competências para ensinar o educando cada vez mais desafiador, oferecendo mais conhecimento do que estava acostumado. O professor ensinava, o educando aprendia. Hoje, o professor é desafiado a não ensinar pela fragmentação, mas sim, para um ensino contextualizado, articulando saberes e capacidades.
A Filosofia vê o processo educativo de forma global, sob todos os aspectos, mas é a Didática que proporciona os meios, alternativas que mediam as práticas educativas. Outro desafio enfrentado nos espaços escolares, é a globalização, que se não for entendida, massifica as informações. Portanto, é o trabalho coletivo e interdisciplinar que vai ampliar os conhecimentos ´já construídos.
O ensino de qualidade se faz pela competência do professor, em saber ensinar com eficiência, controle e ser competitivo.
Se a escola for democrática a qualidade de ensino é presente nas ações do cotidiano, oferecendo base sólida de exercício de cidadania e solidariedade. Ao desenvolver as competências durante a aprendizagem o aluno estará desenvolvendo recursos cognitivos e afetivos para seu processo de ensino e aprendizagem.
Sendo competente o professor organizará e dirigirá situações de aprendizagem; tendo conhecimento dos avanços da aprendizagem. trabalhando em equipe; integrando, informando e envolvendo os pais no contexto escolar; usando tecnologias; enfrentando os deveres e dilemas da profissão; administrando sua própria formação continuada.
Portanto, a competência do professor se caracteriza pelo domínio de seus conhecimentos, ensinando e aprendendo.
A ação docente tem como base: A Dimensão técnica está vinculada a dimensão política, ética e estética, pois não se tem apenas domínio de alguns conhecimentos, mas também ter conhecimentos dos objetivos das necessidades reais dos educandos; Dimensão estética: está presente a sensibilidade do professor em conquistar e motivar seu aluno. É através da ação docente que há a interação entre a técnica e a sensibilidade, capaz das transformações educacionais presenciadas na atualidade; Dimensão ética e estética é que possibilita pela educação a formação da cidadania, e são os professores que contribuem para que aconteça esse desenvolvimento. Portanto, na dimensão técnica, a capacidade de lidar com os conteúdos; na dimensão estética, a sensibilidade deve fazer parte do cotidiano da sala de aula; na dimensão política, a participação na construção coletiva da sociedade, assim é o papel do professor.
...