CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Por: KNBM • 13/9/2015 • Artigo • 4.161 Palavras (17 Páginas) • 839 Visualizações
CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Kelly Natasha Boos
Professor- Joseane Zaleski
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0556) – Prática do Módulo II
08/12/2012
RESUMO
Alfabetização significativa e construtivista tem como uma de suas características principais o conhecimento prévio do aluno como largada para a construção de novos conhecimentos adquiridos na escola. O objetivo desta pesquisa é compreender como ocorro por dentro da criança o processo de aprendizagem da escrita e da leitura. A pesquisa será feita por meio de bibliografia de livros baseados no assunto, esclarecendo dúvidas que surgiram durante ou após a escolha do tema. Concluo até o momento que quando o professor sabe e compreende o pensamento de seus alunos sobre leitura e escrita, ele será capaz, de conduzi – lós a um avanço na aprendizagem tornando desta forma o processo de alfabetização mais prazeroso e estimulante.
Palavras-chave: Alfabetização. Professor. Conhecimento Prévio.
1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, teve um grande aumento de crianças que entraram no primeiro ano e são reprovadas, ou chegam ao quinto ano sem estar alfabetizadas. Por causa desse grande aumento de crianças que não estão sendo alfabetizadas me levou a refletir e escolher o tema “Conhecimento Prévio no Processo de Alfabetização”, desse modo eu poderei entender melhor o que está ocorrendo com o processo de alfabetização das crianças.
Quando estava refletindo sobre o tema escolhido, surgiram inúmeras dúvidas como, por exemplo: qual é o processo de alfabetização utilizado hoje em dia? Os conhecimentos prévios do aluno estão realmente sendo utilizados para este processo? Os alunos estão conseguindo se alfabetizar com o método utilizado hoje em dia? Entre outras perguntas.
O que eu quero mostrar com este trabalho é a importância de uma alfabetização articulada à realidade dos alunos, com isso, ele poderá construir seus conhecimentos, e sua criatividade não seja substituída pelo mecanicismo de respostas treinadas e prontas. Devemos formar indivíduos reflexivos, inovadores e operantes no processo de alfabetização e somente desta forma buscar uma nova definição de alfabetização. Visto que as escolas que se propõe a alfabetizar, utilizam conteúdos pré – estabelecidos sem o conhecimento prévio da realidade onde o aluno está inserido socialmente e o nível de sua organização cognitiva.
...